Cloud Computing > I.A.

Nutanix e IBM lançam tecnologia de IA hiperconvergente

Empresas miram grandes corporações que necessitam executar tarefas de alto desempenho em nuvem privada

19 de Maio de 2017 - 17h54

A Nutanix fechou parceria com a IBM para oferta de serviços em nuvem tendo como base os servidores de código aberto Power Systems da gigante da tecnologia. A solução combina o software Enterprise Cloud Platform da Nutanix com o Power Systems para entrega de uma solução hiperconvergente com o propósito de atender altas cargas de trabalho em grandes empresas.

“O objetivo principal de negócio com a parceria é criar um appliance em que a plataforma Nutanix opera sob o Power Systems”, diz Leonel Oliveira, diretor geral da Nutanix no Brasil. Segundo ele, a IBM era um dos únicos grandes players de TI com o qual a Nutanix não tinha acordo de parceria e vai possibilitar que a empresa entre em vários mercados nos quais a IBM já atua e tem grande penetração.

Do ponto de vista do cliente, ele diz que a combinação da Nutanix com a IBM vai proporcionar às empresas uma infraestrutura de nuvem privada corporativa simplificada, já que os data centers privados projetados há alguns anos vão precisar de uma atualização, não em termos de tecnologia, mas também de design arquitetônico. “O objetivo é trazer simplicidade para o data center e liberar a equipe de TI para focar mais nas atividades de serviços para o negócio.”

O executivo reforça ainda que a parceria, além de ampliar o escopo de aplicações, tais como o gerenciador de banco de dados Apache Cassandra, aplicações Java, a plataforma de dados MongoDB, o próprio WebSphere, vai oferecer aos clientes corporativos da Nutanix uma solução de infraestrutura hiperconvergente escalável, resiliente e de alto desempenho, aproveitando os recursos de dados e computação da arquitetura Power Systems e a simplicidade da Enterprise Cloud Platform, usando uma combinação de análise, habilidades cognitivas, aprendizagem de máquina.

O pacote hiperconvergente tem como alvos, por exemplo, empresas de serviços financeiros que precisam fazer detecção de fraudes, grandes varejistas que queiram garantir aos clientes uma melhor experiência de compras e operadores de saúde que precisam examinar imagens como de ressonância magnética para fins de diagnóstico, entre outras.

Ao comentar sobre a parceria global, o CEO da Nutanix, Dheeraj Pandey, afirmou que os clientes do IBM Power Systems poderão vivenciar uma experiência semelhante a uma nuvem pública com sua infraestrutura local. "Com a arquitetura planejada, os clientes corporativos poderão executar cargas de trabalho de missão crítica, em qualquer escala, com capacidades de virtualização e automação construídas sob arquitetura scale-out fabric, alavancando a tecnologia de servidores da IBM."