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Novus aumenta produtividade em 20% com soluções da Salesforce

As soluções foram instaladas nos departamentos comercial, de marketing e pós-vendas, promovendo uma verdadeira mudança de cultura interna

11 de Janeiro de 2017 - 18h14

Com o negócio em franca expansão, a Novus, fabricante de instrumentos eletrônicos de medição e controle, avaliou que a maneira de melhorar seu desempenho era organizar o departamento comercial, de forma a descobrir novas oportunidades no mercado e aumentar suas vendas. Ao consultar os parceiros e o mercado, os gestores da companhia escolheram a Salesforce como fornecedora das soluções Sales Cloud, Service Cloud e Community Cloud, que foram implementadas em junho de 2015 com apoio das consultorias Cloud2B e Sad Global.

Para garantir a adoção das equipes, as tecnologias foram customizadas e integradas ao ERP da Novus já existente, já que a primeira tentativa de implementar um CRM na empresa fracassou devido à alta complexidade do sistema.

As soluções foram instaladas nos departamentos comercial, de marketing e pós-vendas, promovendo uma verdadeira mudança de cultura dentro da empresa. Gestores de áreas como engenharia, fábrica, RH e administrativo também postam e monitoram informações no Salesforce, que é acessado até mesmo pelos parceiros diretos da empresa, como os representantes comerciais. “Nossa equipe precisava de uma ferramenta dinâmica e que pudesse ser acessada remotamente. Essa integração entre os departamentos e a fábrica foi capaz de otimizar em cerca de 20% o tempo necessário para realizar nossas tarefas cotidianas”, comemora Valério Galeazzi, diretor comercial da Novus.

Como grande parte da equipe de vendas trabalha remotamente, a mobilidade era um item fundamental para garantir a adoção da solução. “Com essa demanda em mente, indicamos a utilização do Salesforce1, aplicativo mobile no qual os vendedores podem inserir e monitorar qualquer informação sobre os clientes entre uma visita e outra, direto de seus smartphones ou tablets, garantindo que o status do relacionamento com cada cliente esteja sempre atualizado e tornando a equipe muito mais dinâmica”, diz Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para a América Latina.

Outra facilidade essencial para a transformação da empresa foi a rede social corporativa Chatter, que reduziu drasticamente a quantidade de e-mails desnecessários, aproximou os departamentos e tornou a comunicação entre eles muito mais assertiva, aumentando a produtividade dos times e gerando novas oportunidades de negócios.

As unidades internacionais da Novus já estão sendo preparadas para receber as ferramentas de CRM da Salesforce, e, num futuro próximo, haverá a implementação das soluções de marketing B2B Pardot e de inteligência artificial Einstein.