Tecnologias Emergentes > Estratégia

Novo lab do Bradesco abriga gigantes da tecnologia para inovações em conjunto

Espaço de inovação em Alphaville-SP conta com ambiente para parceiros como Cisco, Dell EMC, Google, IBM, Intel, Microsoft e Oracle

19 de Janeiro de 2018 - 10h29

O Bradesco inaugurou nesta semana o inovaBra lab, espaço de inovação para acelerar o desenvolvimento de inovações do Banco juntamente com parceiros de tecnologia. Localizado no Núcleo Bradesco em Alphaville, São Paulo, a unidade de 1,7 mil m² abrange laboratórios de tecnologia, coworking, arena para eventos, laboratório para prototipação e experimentação, espaço para certificação, além de um ambiente destinado a parceiros do Banco no lab.

Entre os parceiros estão gigantes da tecnologia, como Cisco, Dell EMC, Google, IBM, Intel, Microsoft e Oracle, que poderão trabalhar conjuntamente com as áreas de tecnologia e negócios do Bradesco.

No espaço, o Bradesco oferece infraestrutura preparada para impulsionar soluções inovadoras lado a lado com as empresas parceiras, como realização de certificações de tecnologias e experimentações de novas soluções, prototipagem, eventos, hackathons, entre outros.

O lab será ocupado por diversas áreas de tecnologia do Banco, incluindo os Departamentos de Pesquisa e Inovação (DPI), Arquitetura e Tecnologia da Informação (DATI), Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DITI) e Sistemas (DS), que trabalharão em colaboração no processo de experimentação, homologação e certificação.

Na prática

O lab é mais uma iniciativa da plataforma de inovação do Bradesco, o inovaBra, que conta ainda com o inovaBra startups, inovaBra ventures, inovaBra internacional, inovaBra hub, inovaBra polos e inovaBra inteligência artificial.

Um dos principais projetos do banco é com a IBM, com o uso da plataforma de computação cognitiva Watson. Funcionários das agências do Bradesco já usam inteligência artificial para tirar dúvidas sobre os produtos e serviços bancários há um ano. A solução é chamada de BIA (Bradesco Inteligência Artificial) e com ela o atendimento é imediato e as respostas, sempre atualizadas, são dadas em linguagem natural usando inteligência artificial.

O chat interativo foi desenvolvido com base no comportamento das pessoas – o que elas querem, o que estão buscando e de que forma. Um time de especialistas financeiros e relacionamento com o cliente é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma. Saiba mais detalhes sobre a solução.

O próximo lançamento, previsto para fevereiro, é o inovaBra habitat, espaço de co-inovação dedicado à geração de negócios de alto impacto baseados em tecnologias digitais disruptivas como blockchain, big data e algoritmos, internet das coisas, inteligência artificial, open API e plataformas digitais.