Aplicações > APPs

Facebook lança apps de mensagem para plataforma corporativa Workplace

Ferramentas para Mac e PC estão disponíveis em versão beta na plataforma de colaboração do Facebook

06 de Outubro de 2017 - 11h39

O Facebook lançou sem alarde aplicativos de mensagem para a sua plataforma de colaboração corporativa Workplace. Segundo informações do site TechCrunch, os aplicativos estão disponíveis em versão beta para Mac e PC. É possível encontrá-los para download na seção de Ajuda dentro do Workplace.

Os apps foram projetados para permitir que os usuários se comuniquem com seus colegas de trabalho através de chat e recursos de compartilhamento de tela. 

Vanessa Chan, porta-voz do Workplace, confirmou ao TechCrunch o lançamento do aplicativo e disse que se tratava de uma ferramenta muito solicitada pelos clientes. "Então, nós a construímos", resumiu. Segundo ela, a versão beta está sendo testada pelos clientes do Workplace, cujo feedback será usado para melhorar o produto antes de um lançamento maior. 

Além do compartilhamento de tela e chat, os aplicativos agregam funcionalidades como os outros mensageiros populares, incluindo aí compartilhamento de fotos e vídeos, clipes de voz, GIFs e emojis. Caso você esteja distraído, você receberá notificações que pularão na tela. 

Antes do lançamento destes aplicativos para desktop, o Workplace só era acessado através de uma janela do navegador e, como o TechCrunch salienta, é fácil perder uma única aba do navegador entre tantas outras.

Lançado há um ano, o Workplace é a resposta do Facebook para plataformas dedicadas aos usuários corporativos. Ele funciona de forma semelhante ao Slack e conta atualmente com 14 mil usuários. O serviço cobra uma mensalidade que varia de 1 a 3 dólares de acordo com a quantidade de usuários que terá acesso a ele. 

O Workplace possui todos os mesmos recursos básicos do Facebook, incluindo Feed de Notícias, vídeo ao vivo, reações, grupos, busca e trendings posts, além de recursos corporativos exclusivos, como um dashboard com dados analíticos e acesso a provedores de identidade que permite às empresas integrarem o Workplace com sistemas já existentes de TI.