Tecnologia > Estratégia, Finanças

24 novidades para observar no Ciab Febraban 2015

25ª edição do evento reunirá mais de 15 mil executivos e 150 expositores entre os dias 16 e 18, no Transamérica Expo Center, em São Paulo

16 de Junho de 2015 - 19h22

O Ciab Febraban é o principal evento de tecnologia bancária do Brasil, reunindo representantes de instituições financeiras e fornecedores de TI. A expectativa da organização é que a edição 2015 do encontro reúna mais de 15 mil executivos e 150 expositores entre os dias 16 e 18 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Os bancos investiram nada menos do que R$ 21,5 bilhões em tecnologia ao longo de 2014. O setor financeiro trabalha para acentuar a adoção de recursos tecnológicos em suas operações. Nos últimos anos, canais digitais se consolidam como o principal meio para realização de transações bancárias no país.

A seguir, separamos algumas novidades apresentadas no Ciab 2015. As empresas estão apresentadas em ordem alfabética.

Accenture

A Accenture apresentará no evento estudos de mercado que exemplificam como a revolução digital transforma o relacionamento entre instituições financeiras e seus clientes. Temas como as tendências dos meios eletrônicos de pagamento, os bancos na era digital, mobilidade bancária e experiência de usuário serão discutidos por especialistas da consultoria presentes no evento. A consultoria também programou algumas demonstrações. Entre elas destacam-se Connect Passenger, M-Wallet, Marketing Performance Solution, Grab&Go, Microsoft Datazen e Digital Insurance.

Agility Networks

A integradora promete uma série de palestras, tratando temas como: ameaças cibernéticas; hiperconvergência; entrega de aplicações; a transformação da TI e a tecnologia IPv6.

Avanade

A companhia demonstrará a sala de um CDO (Chief Digital Officer) com todos os aparatos tecnológicos necessários para se trabalhar com mobilidade e de forma colaborativa. Entre eles, destacam-se dashboards unificadas, com análise de redes sociais em tempo real, mesas de reunião interativas e painéis de conteúdo. Também contarão com a Digital Square, tecnologia voltada para a área de seguros que facilita o relacionamento entre corretores, segurados e seguradoras.

BMC

Entre as ações desenvolvidas estão palestras sobre os desafios da TI na atualidade. A companhia será patrocinadora prata do evento.

Capgemini

A fornecedora mostra um portfólio voltado para transformação digital. Também serão apresentadas as soluções ligadas à eficiência operacional e soluções como SAP Hana.

CPqD

A brasileira lança uma solução para combinar comunicação segura e gerenciamento de dispositivos móveis. Batizada de CPqD Suite de Segurança Móvel, ela é voltada para uso corporativo onde os funcionários utilizam smartphones e tablets para execução das atividades e na troca de dados críticos e sensíveis da empresa.

Dell

A fabricante de computadores trouxe Sean Breen, diretor e consultor da divisão de Serviços da Dell para a Indústria Financeira, que será um dos convidados para o painel “Novos Bancos na Era Digital”. Na ocasião, o executivo deve expor o atual momento e os desafios e estratégias da empresa para o setor financeiro no Brasil e região.

Diebold

A empresa mostra seu portfólio de soluções de segurança contra ataques físicos (explosivos) e lógicos, bem como uma solução avançada de detecção e prevenção de fraudes em meios eletrônicos. Sua plataforma de software SERVCore, que permite a realização de transações em todos os canais dos bancos, também será demonstrada, bem como novidades na linha de autoatendimento.

Grupo New Space

A empresa abordará segurança da informação, inteligência cibernética e cibersegurança. A companhia apresentará um estudo sobre o modus operandi dos cibercriminosos brasileiros.

Horus Solutions

A empresa mostrará todo seu portfólio de ferramentas IBM, com destaque para soluções voltadas à área de governança de dados.

Intel Security

A empresa apresenta suas soluções de segurança voltadas para o setor financeiro no estande da PromonLogicalis. Uma equipe de especialistas realiza demonstrações de ferramentas como TIE (Threat Intelligence Exchange), SIEM (Security Information and Event Management), NGFW (Next Generation Firewall), além das soluções para endpoint McAfee Application Control e McAfee Endpoint Encryption.

Micro Focus

A companhia apresenta seu portfólio completo que envolve os seguintes grupos de soluções: Colaboração e networking (Novell); Linux e OpenSource (Suse); IAS - Identify Access Security (NET IIQ); Soluções para mainframe, Cobol, Modernização de legados e testes (Micro Focus); Soluções de ALM e suply chain (Borland) e gerenciamento de operações de IT e performance (data centers e NOC).

Montreal

A empresa traz para o Brasil um sistema de autenticação bancária para utilização em dispositivos móveis. O app permite a identificação do usuário por meio de dados biométricos, notadamente o reconhecimento facial e de voz. O software possibilita a efetuação de transações bancárias a qualquer hora ou em qualquer lugar por meio de um smartphone, tablet ou computador pessoal, sem necessidade de cartão.

Uma segunda solução de identificação biométrica também será apresentada. O software busca trazer mais conforto e segurança para os aposentados, reduzindo consideravelmente os riscos de fraude contra a Previdência Social.

Neurotech

A companhia demonstra uma plataforma de inteligência para todo o ciclo de decisão que proporciona informações e decisões em poucos segundos em tablets e smartphones e um sistema de previsões analíticas temporais, que traz vantagens para alavancar os processos de vendas, faturamento, inadimplência, arrecadação e perda.

OKI Data

A aposta da empresa é a impressora de cheques B4600 MICR, com design compacto e toner MICR com reconhecimento eletrônico. O modelo é fortalecido por suas bandejas com travamento por fechadura, seu sistema anti-vandalismo, o cartucho de toner integrado e a tecnologia de impressão LED.

Resource

A Resource leva ao E a metodologia absorvida pela empresa em suas práticas de inovação: o “Design Thinking”, promovendo demonstrações.

Riverbed

A empresa leva a solução Riverbed SteelFusion 4.0 para infraestruturas hiperconvergentes dos escritórios do futuro, que permite reduzir ou eliminar hardware e infraestrutura tecnológica de agências remotas e filiais ao virtualizar e consolidar 100% dos dados e servidores nos data centers, centralizando a segurança das informações e o gerenciamento de TI. A plataforma SteelCentral Portal, voltada ao gerenciamento de desempenho de aplicações nos atuais ambientes de infraestrutura híbrida, também será apresentada.

Salesforce

A empresa foca sua abordagem em bancos de varejo e nos processos de gestão de leads comerciais, agência do futuro, relacionamento com clientes, produtos de investimento e no processo de consultoria financeira para clientes por meio do Advisory Consoles. Além disso, serão exibidas as soluções Sales Cloud, Service Cloud e Marketing Cloud, tratando de marketing digital, automação comercial, plataformas de desenvolvimento e mobilidade.

Samsung Techwin

A empresa apresenta soluções de câmeras voltadas para o setor financeiro, incluindo uma séria de equipamentos IP para ambientes internos, externos e uma câmera oculta para caixas eletrônicos, como SNB-5004, SNO-6084R, SNB-6010, SNF-8010, SNP-6320H e SND-L6083R.

SAP

A SAP apresenta o recém-lançado S/4Hana. Alguns de seus especialistas discutirão os principais temas de tecnologia voltados para bancos e seguradoras, entre eles Gestão de Risco, Banco Digital, Inclusão Social, Omnichannel e Big Data em bancos.

Saque e Pague

A rede de autoatendimento multisserviços exibirá caixas eletrônicos com tecnologia de reciclagem de cédulas, depósito inteligente e biometria, lançando a solução que integra a plataforma mobile com autoatendimento, substituindo cartão magnético e token pelo celular e combatendo as fraudes de clonagem de cartão.

Scopus

A empresa espalhou dezenas de iBeacons pelo ambiente, avisando o visitante que ele está próximo ao café, ao restaurante, ou ao auditório onde terá início a palestra que está interessado em assistir.

Stefanini

A provedora revela soluções para otimizar os processos de BackOffice e ferramentas para atender as diferentes necessidades do segmento financeiros como a abertura de contas, assistente virtual, ATM inteligente, automação da força de vendas, campanha de marketing em tempo real, digitalização de documentos, marketing digital, oferta de cobrança, oferta de crédito, plataforma de captura, processamento de cartões, programas de relacionamento, Serviços e Processamento de Documentos Jurídicos (SPDJ) e tesouraria.

Tivit

A empresa exibe soluções nas áreas de cloud computing e meios de pagamento.