Aplicações > APIs

Nextel implementa plataforma de microsserviços e APIs para acelerar inovações

Após a implementação, a empresa entregou até agora 12 projetos, totalizando aproximadamente 80 APIs

06 de Julho de 2018 - 15h18

A Nextel Brasil está apostando em microsserviços e APIs para acelerar o desenvolvimento de aplicações.

A área de Tecnologia da Informação da operadora, em parceria com a Engineering do Brasil, redesenhou a arquitetura com uma abstração digital da operação, utilizando os dois conceitos. Desenvolvida em apenas 60 dias por uma equipe de 30 profissionais, a nova plataforma simplificou a interface com os sistemas legados e viabilizou a disponibilização de dados em tempo real.

Além disso, possibilitou o compartilhamento de dados com empresas parceiras – como fornecedoras de serviços de valor adicionado (SVA), OTTs e empresas de call center – e a criação de novos produtos digitais.

Após a implementação, a empresa entregou até agora 12 projetos, totalizando aproximadamente 80 APIs, sendo que somente um projeto voltado para o Grande Varejo totalizou 60 APIs.

Marcelo Amar, CIO da Nextel, destaca que a nova plataforma deu grande agilidade à operação e atendeu às demandas das áreas de negócios. “A arquitetura baseada em microsserviços oferece escalabilidade, resiliência, autorrecuperação e flexibilidade. Além disso, o projeto contou com metodologias ágeis, tecnologias inovadoras e com o conceito de DevOps, o que assegurou resultados imediatos para toda a companhia”, destaca o executivo.

Para Filippo di Cesare, CEO da Engineering do Brasil, o projeto mostrou a importância do “Digital Transformation Framework” como nova ferramenta necessária para as empresas alcançarem os pilares fundamentais da jornada Digital, como a transformação da “Customer eXperience”, além da transformação dos “Processos Operacionais” e dos “Modelos de Negócios.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook