Negócios

Brasil Norte Bebidas adota solução de logística da Infor

Ferramenta melhorou entrega de recursos para planejamento e análise em um ambiente de modelagem estratégica flexível

29 de Outubro de 2014 - 09h00

Brasil Norte Bebidas (BNB) implementou uma solução de logística da Infor. A ferramenta SCM Network Design permite à franqueada da Coca-Cola em Manaus (AM) realizar análises amplas do mercado e das possíveis rotas de distribuição para canalizar melhor os investimentos.

A BNB atende cerca de 60 mil clientes a região Norte do país e é responsável por levar seus produtos aos mais remotos pontos de venda da região, seja por transporte terrestre ou hidroviário. Seu principal desafio era entender qual a localização mais adequada para a instalação dos centros de distribuição.

Para isso, precisava de uma solução para análise e tomada de decisões de sua cadeia logística de suprimentos a fim de ajudá-la no processo. Após análises, viu na tecnologia da Infor uma ferramenta capaz de entregar recursos adequados para planejamento e análise estratégica em um ambiente de modelagem flexível.

A solução foi instalada nos servidores da empresa, possibilitando sua utilização em capacidade plena para elaborar os diferentes tipos de cenários, bem como explorar a solução ao máximo.

O SCM Network Design mostra os resultados das simulações instantaneamente e possibilita identificar, com os cenários desenvolvidos, as melhores opções de atendimento dentro da cadeia de suprimentos. A solução é capaz, ainda, de produzir análises com uma rede complexa de custos, receitas e restrições em uma única cadeia de suprimentos.

A fabricante de bebidas pôde compreender como ocorre a divisão de sua malha logística e direcionar seus investimentos a partir das análises geradas pelas simulações. Conseguiu, também, maior sinergia entre suas operações de produção.

“Conseguimos visualizar os custos de cada rede de abastecimento, o que nos possibilitou saber onde agir para melhorar nossos sistemas de transporte” destaca Oskar Fritz, coordenador de projetos industriais na BNB, sinalizando que a empresa pretende usar a ferramenta na instalação de duas linhas de produção e a abertura de um novo centro de distribuição.

Distribuidora da Coca-Cola desde a década de 1970, a BNB opera uma linha de produção capaz de encher 60 mil garrafas por hora. Já nas unidades fabris de refrigerante, a empresa consegue produzir 20,5 milhões de caixas unitárias por mês.