Publicidade

A central de whitepapers de tecnologia da COMPUTERWORLD

Negócios

Bancarização traz desafio para instituições financeiras

Na avaliação de Roberto Bisca, da IBM, a transformação dos negócios será necessária para atender à nova massa de clientes.

Déborah Oliveira, da Computerworld

16 de junho de 2011 - 15h48
página 1 de 1

O Brasil possui hoje mais de 50 milhões de pessoas não bancarizadas, número que representa 53% da população, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Esse cenário, de acordo com Roberto Bisca, líder de soluções para a indústria financeira da IBM na América Latina, traz desafios para os bancos do País. “Ao conquistar essa massa de clientes, instituições financeiras deverão se transformar para atendê-los adequadamente”, diz.

Essa demanda, identificada por um estudo global realizado pelo IBM Instituto for Business Value em parceria com o Economist Intelligence Unit, sinaliza, na visão de Bisca, a necessidade de as companhias do setor investir cada vez mais em inovação. “Elas entendem que precisam passar por uma transformação para captar oportunidades e ampliar a lucratividade, mas devem se preparar”, aponta.

Tecnologia é, prossegue, uma das formas de ajudar os bancos nessa missão. Faz parte da lista também o foco no planejamento e nos processos. “A IBM busca mostrar que, embora o desafio seja grande, existem ferramentas que podem auxiliar no processo.”

Como exemplo, ele cita as soluções analíticas, que transformam dados em informações de valor para a tomada de decisões. “Tecnologias de análise eliminam as fronteiras para a inovação, quem tiver visão vai se beneficiar delas”, afirma.

Na opinião do executivo, os bancos brasileiros contam com sistemas avançados, mas a é transformação algo novo para eles. Noventa por cento dos entrevistados pela pesquisa da IBM apontaram que essa mudança é crítica no cenário atual e indicaram quatro caminhos para viabilizar a mudança: gerenciamento de riscos, excelência em serviços ao cliente, gerenciamento de capital e eficiência de custos.

“Quem acompanhar essa evolução, não só crescerá como deverá fomentar o incremento da economia”, finaliza o executivo.



Publicidade
As mais lidas
Especial - IT Leaders 2013
Evento

Brand Post

Colunistas

OPINIÃO por Vários

Faltará mão de obra no setor de outsourcing de TI no Brasil

Até 2015, serão abertas cerca de 120 mil novas vagas; empresas não conseguirão encontrar profissionais qualificados para preenchê-las.

API DA SEMANA por Kleber Bacili

Microsoft OneNote, agora multiplataforma de verdade e debutando sua API

Parece que, finalmente, a Microsoft tomou a direção correta

TECNOLOGIA por Cezar Taurion

Cloud Corporation e a TI baseada em cloud

Cloud propõe a troca do Capex e seus investimentos upfront pelo gasto por consumo, ou Opex

ANALYTICS por Daniel Lázaro

Video Analytics como agente da democracia

Alguns mecanismos, adotados com agilidade, eficiência e transparência podem aportar inteligência a sistemas de segurança e monitoramento

GESTÃO por Fernando Birman

Os muitos apagões do Brasil

Publicidade

Newsletters
Publicidade