Aplicações > e-commerce

Navegador Chrome e Windows são os mais usados em compras online na Europa e Brasil

Navegador do Google tem 53,31%de participação na Europa e 81,97% no Brasil, enquanto o sistema operacional Windows tem 96,42% de presença no Brasil e 85,8% na Europa

04 de Agosto de 2017 - 20h09

Um estudo recente divulgado pelo site agregador de produtos de moda, beleza e estilo de vida UmSóLugar, com o intuito de analisar os sistemas operacionais e navegadores de internet mais utilizados na Europa na comparação com o Brasil, apontou o Chrome como o browser número 1 para o primeiro passo na trajetória da compra online, em ambos os mercados. Para se ter uma ideia, o poder do navegador do Google se reflete na participação de 53,31% do mercado europeu, contra incríveis 81,97% no Brasil. Enquanto o Internet Explorer, líder mundial, assume definitivamente a terceira posição no pódio, com a ascensão surpreendente do Firefox, dominando 23,53% dos navegadores na Europa, e 12% no Brasil.

No que diz respeito ao sistema operacional mais utilizado em desktops, o estudo aponta que tanto o mercado brasileiro quanto o europeu ainda são dominados pelo Windows, da Microsoft. Seu maior rival, o Mac OS, da Apple, pode até possuir a segunda maior fatia nos dois mercados, mas ainda não coloca em risco a soberania do Windows, com 96,42% de presença no Brasil e 85,8% na Europa. Como mostra o infográfico abaixo, os sistemas Linux e Chrome OS possuem ainda menos representatividade, no que diz respeito à sua utilização para compras online.

Android, domínio em tablets e smartphones

Quando o assunto muda para sistemas operacionais utilizados em dispositivos móveis, porém, fica patente a desvantagem do Windows ante o Android e iOS. Para se ter uma ideia, 79,56% das compras online efetuadas no Brasil foram realizadas por meio do Android, bem como 57% das aquisições no mercado europeu. O iOS, por sua vez, tem maior presença fora do país, representando 42,23% da fatia na Europa, contra 19,24% no Brasil. Somados, Windows e Linux não obtiveram 2% em cada mercado.

Para o estudo, foram analisados dados internos das plataformas de comércio eletrônico UmSóLugar, ShopAlike e LadenZeile em 14 países: Áustria, Brasil, República Tcheca, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Holanda, Polônia, Suécia e Eslováquia. As informações foram retiradas de um total de 79.733.529 sessões de usuários de canais orgânicos, entre maio de 2016 e maio de 2017. Todos os números são o reflexo de uma base de dados própria, no que diz respeito aos acessos realizados por e-consumidores europeus e brasileiros das três plataformas.

O UmSóLugar está sediado em Berlim, Alemanha, é gerido pela empresa Visual Meta GmbH, que também administra as plataformas ShopAlike e LadenZeile — com presença mundial em 14 países — e integra, ainda, o grupo internacional de mídia Axel Springer.