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TI da Renault vira motor de transformação e dá prêmio a Angelo Fígaro Egído

CIO da montadora desenvolveu projeto estratégico comtecnologias emergentes e leva IT Leaders 2016 em Indústria Automobilística

17 de Novembro de 2016 - 23h44

A indústria automotiva corre para incorporar tecnologias em seu DNA. E, nesse contexto, o departamento de TI da Renault Nissan se move de forma acelerada. A montadora avançou em diversas iniciativas de inovação que tocaram conceitos tecnológicos emergentes, como impressão 3D, dispositivos móveis e equipamentos de Realidade Aumentada e Virtual.

A rotina vivenciada agora pelo departamento de TI vincula-se a um projeto iniciado há alguns anos, quando a área começou a desenvolver um programa interno para fomentar o interesse de outras divisões para que experimentassem a tecnologia em suas atividades. 

Com o tempo, o esforço começou a render frutos, trazendo valor e rentabilidade ao negócio. Além disso, alçou a TI a uma posição de alavanca de ideias capazes de gerar economia e novas receitas. “A empresa tem que ser inteligente para não deixar passar uma boa ideia”, sintetiza o CIO Angelo Fígaro Egído, sobre a filosofia difundida pela Renault Nissan. 

A inovação ganha reforço com novas iniciativas. O próximo passo, nesse sentido, consiste em fomentar ideias junto à comunidade acadêmica passíveis de serem aplicadas a favor da estratégia da montadora. O plano é que isso impulsione a jornada de transformação digital.

FINALISTAS

Fabrício Ferri
Autoglass
Diretor de TI e Telecom

Projeto de maior destaque: Solução mobile que permite que clientes de 16 seguradoras realizem o processo de vistoria em sinistros por meio de um smartphone e por conta  própria. A tecnologia trouxe ganhos de escala e redução de custos operacionais, gerando diferencial competitivo para a companhia que atua com reparos de vidro automotivo.

Visão de inovação corporativa:  Manter esforços de mobilidade que privilegiem uma melhor experiência dos clientes.


Fernando Luiz Rostock
General Motors
Líder de TI de Experiência do Cliente Conectado

Projeto de maior destaque:Implantação do programa OnStar, plataforma de serviços que leva conectividade a 100% dos veículos da montadora produzidos no País. O projeto integra conceitos de IoT, mobilidade, telemática, Big Data/Analytics e cibersegurança para melhorar a experiência dos clientes da marca.

Visão de inovação corporativa: “O carro passa a ser um dispositivo de conectividade”, resume o executivo, sinalizando que a estratégia  da GM é oferecer cada vez mais tecnologia para os motoristas.