Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2016

Na categoria Agronegócio, Cenibra inova com monitoramento florestal 24x7

O CIO da Cenibra, Ronaldo Ribeiro, é o vencedor do Prêmio IT Leaders com projeto que combina câmeras de alta definição e rede ethernet

17 de Novembro de 2016 - 23h40

Depois de um piloto bem-sucedido, o projeto de vigilância florestal da Cenibra entrou em operação no fim de outubro. O sistema baseado em um circuito interno de TV, com câmeras de alta definição, suportado por uma rede ethernet, substitui a antiga monitoração das florestas por pessoas em 30 torres de 30 a 40 metros de altura. “Agora, os operadores monitoram a floresta não mais com binóculos, mas de olho nos monitores da sala de controle. Um software de gestão emite alertas mais precisos sobre as ocorrências de incêndio, ainda no seu início, com coordenadas de GPS para o envio de equipes de campo”, explica o CIO Ronaldo Ribeiro.

Como as torres ficam em locais de difícil acesso, precisaram levar a infraestrutura de TI para esses locais, obrigando a equipe do CIO a assumir mais riscos operacionais para manter a disponibilidade em 100%, já que falhas podem significar muitos prejuízos à operação.

“É um projeto de valores altos, mas que se paga em dois anos, uma vez que permite reduzir a OPEX, diminuindo o número de operadores de 90 para 28, e ampliando o monitoramento para outros aspectos da floresta, além da vigilância de incêndios, como roubos de madeira, áreas que apresentam baixo rendimento de crescimento, ocorrência de pragas, etc.

OS FINALISTAS

Ary dos Santos Rocha Júnior
Sementes Selecta
Gerente de TI

Projeto de maior destaque: Reconhecida como uma das principais fabricantes de proteínas vegetais sustentáveis para a indústria de ração animal, a Selecta vem passando por uma completa reformulação da sua área de TI para a transformação digital da companhia. 2016 foi um ano para arrumar a casa, incluindo replanejamento de software e hardware, no Brasil e no Chile.

Visão de inovação corporativa: A equipe de TI já começa a estudar o uso de IoT para garantir a qualidade dos processos industriais, bem como o uso do Watson na manutenção preditiva.

Ulisses Brilhante
Citrosuco
CIO

Projeto de maior destaque: Criação do NGTI – Núcleo de Gestão e Transformação Integrada, grupo que controla e monitora todos os projetos (estratégicos, das áreas e de compliance) da organização, gerido pelo CIO. E Outsoursing dos softwares de gestão para nuvens SAP e Microsoft.

Visão de inovação corporativa: Um dos projetos estratégicos conduzidos pelo NGTI é o de telemetria para detecção de pragas. Drones equipados com máquinas fotográficas enviam fotografias com coordenadas de GPS cobrindo toda a plantação. Algoritmos inteligentes analisam as imagens para identificação de problemas.