Segurança > Segurança Móvel

Modo de navegação privada é realmente anônimo?

Confira as melhores dicas para navegar de forma anônima em smartphones Android

15 de Maio de 2018 - 15h52

Você pode se sentir seguro ao usar a Internet no seu smartphone ou tablet, mas a triste verdade é que todas as suas atividades poderiam ser monitoradas por uma variedade de pessoas e empresas. 

Para colocar um fim nisso, separamos abaixo algumas maneiras diferentes para você permanecer anônimo enquanto navega on-line com o seu aparelho Android. 

O lugar mais óbvio para começar é com o navegador que você já usa. A maioria deles oferece algum tipo de modo privado ou incógnito, que promete esquecer todos os sites que você visitou. Mas eles não são tão seguros quanto podem parecer.

Apesar de as buscas não serem armazenadas no seu aparelho, elas ainda serão visíveis para o seu provedor de internet, para os sites que você visita, ou para os seus patrões, caso esteja usando uma rede do trabalho.

Além disso, todos os downloads que você fizer permanecem na sua pasta de downloads mesmo após encerrar a navegação. Por isso, terá de removê-los manualmente.

Se você só quer manter as coisas privadas dos outros membros da sua casa, por exemplo, então os modos privados funcionam bem. Mas se você quer manter as coisas privadas de diferentes pessoas e empresas, incluindo criminisos, então você também vai querer usar um serviço de VPN (rede virtual privada). Vamos falar sobre tudo isso abaixo.

Para habilitar o modo privado no seu navegador, siga as instruções abaixo.

Chrome

O modo privado do Chrome fica localizado no menu principal. Para acessá-lo, clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela. Lá, selecione a opção Nova Janela Anônima (New Incognito Tab). A moldura do navegador agora será escura e você verá um ícone com um chapéu pequeno e óculos na barra de status, na parte superior da tela.

Edge

No Edge, da Microsoft, você terá de tocar no ícone de três pontos, localizado no canto inferior direito da tela, e então selecionar a opção New InPrivate Tab na lista de opções.

Firefox Focus

Apesar de o Firefox padrão contar com um modo privado, recomendamos que baixe um navegador diferente: o Firefox Foxus, que fica permanentemente nesse estado de navegação anônima. 

Qual o navegador mais seguro para Android?

Apesar de os nomes mais conhecidos contarem com modos privados, existem alguns browsers que foram construídos do zero para proteger a sua privacidade e anonimato on-line.

O StartPage é um dos nossos favoritos, uma vez que possui uma política de coleta zero de dados. O que significa que o navegador não armazena nenhuma informação sobre você, incluindo seu endereço de IP, que é normalmente como os sites sabem quem você é ou onde está. 

Além disso, o navegador conta com criptografia SSL para que seu provedor de Internet não saiba o que você saiba o que você buscou, e todo o histórico é “limpo e anonimizado” para garantir que você está protegido.

Disponível de forma gratuita, o StartPage é uma maneira fácil de evitar que empresas, criminosos e curiosos possam espionar as suas atividades on-line.

Outra boa opção é o Orbot: Tor for Android, que conta com uma VPN embutida. Vale citar ainda o DuckDuckGo e o Ghostery, caso a sua principal preocupação seja quanto ao rastreamento dos sites.

Redes VPN

Caso não queira trocar de navegador, ou apenas queira adicionar mais camadas de proteção, então uma VPN é o caminho a seguir. Essas Redes Virtuais Privadas criam um túnel seguro e criptografado pelo qual você se conecta com a web.

Isso faz com que seja virtualmente impossível que hackers possam ver o que você está fazendo.

Existem diversos serviços de VPN no mercado, incluindo algumas opções excelentes como a NordVPN e a ExpressVPN – ambas pagas.