Tecnologias Emergentes

Mobileye acelera o mapeamento de cidades de olho no veículos autônomos

Diversas parcerias e planos de colaboração para uso da solução Mobileye 8 Connect foram anunciados durante a CES 2018

11 de Janeiro de 2018 - 18h02

Você já ouviu falar no Mobileye 8 Connect, sistema de prevenção de colisões para tornar as cidades mais inteligentes, seguras e autônomas? Pois durante a CES 2018, a Mobileye Aftermarket, agora controlada pela Intel, anunciou diversas parcerias e planos de colaboração com empresas e órgãos governamentais para acelerar o mapeamento de cidades para a implantação de veículos autônomos, começando por Londres e Nova York, utilizando veículos equipados com ela.

Já a partir do início deste ano, frotas de carro de aluguel equipados com o sistema colherão valiosas informações sobre as ruas e infraestrutura das cidades para criar mapas colaborativos de alta precisão por meio da plataforma Mobileye Road Experience Management (REM, na sigla em inglês).

Entre as parceria anunciadas estão as assinadas com a:

Gett – A empresa global de mobilidade sob demanda que vai equipar cerca de 500 táxis pretos de Londres com o Mobileye 8 Connect. A tecnologia será usada para criar o primeiro mapa de alta precisão de Londres.

Buggy TLC Leasing – Locadora de veículos para aplicativos de corridas compartilhadas (como o Uber), que  equipará aproximadamente 2 mil veículos em Nova York com o Mobileye 8 Connect para criar um mapa colaborativo de alta precisão com toda a geografia da cidade.

Düsseldorf, Alemanha – 750 veículos da cidade passam a contar com a solução. Financiado pelo governo federal alemão, o projeto testará modelos de coleta de dados e investigará a adequação da infraestrutura existente em Düsseldorf para veículos autônomos e condução conectada.

Espanha – A Mobileye e o Departamento Nacional de Tráfego da Espanha (DGT) anunciaram parceria para melhorar a segurança rodoviária e preparar a infraestrutura do país para veículos autônomos.

Berkshire Hathaway GUARD Insurance – A companhia de seguros para empresas pretende equipar de 1.000 a 2.000 caminhões com o Mobileye 8 Connect com o intuito de reduzir os custos com danos e reclamações. Os dados coletados também ajudarão a criar um mapa atualizado das áreas de operação desses veículos.

Lançado este ano, o Mobileye 8 Connect oferece o maior nível de segurança, conectividade e recursos de coleta de dados disponível hoje no mercado para capacitar o gerenciamento de frotas e recursos de cidades em grande escala. Ele pode ser implantado em qualquer modelo existente de veículo, exigindo apenas a instalação de um único sensor de câmera e o sistema de processamento EyeQ4 no para-brisas. Funciona como um "terceiro olho" capaz de identificar situações potencialmente perigosas, fornecendo alertas de áudio e visuais para ajudar o motorista na prevenção de colisões.