Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2016

Mistura de Mesh, IoT e Analytics em mineração leva prêmio IT Leaders

O CIO da Kinross, Eduardo Magalhães Barbosa, emplaca um bicampeonato na categoria Recursos Naturais e Energia do Prêmio IT Leaders 2016

17 de Novembro de 2016 - 23h40

Bicampeão da categoria, o CIO da Kinross, Eduardo Magalhães Barbosa, abraçou o uso de Internet das Coisas para aumentar os controles sobre as minas. A rede mesh que interliga os caminhões serviu de base para a aplicação da tecnologia em outras áreas, como sensores de monitoramento das barragens e o uso de iBeacons para o controle da circulação dos funcionários nas plantas, acelerando a aplicação de planos de evacuação no caso de acidentes.

O objetivo foi investir em um projeto de automação da coleta dos dados “ENTRE” os processos, para trazer os dados já reconciliados e em tempo real, nos três principais macroprocessos de negócio: Modelo Geológico e Plano de Lavra; Plano de Lavra e Operação de Mina; e por fim Operação de Mina e Planta de Processamento.

Com mais sensores (cerca de 800, fora os 150 de cada caminhão) e fontes de dados, foi necessário usar técnicas de modelagem estatística de dados para tratar toda a informação e permitir ações rápidas.

“A combinação de IoT com Analytics é inovação, já que reúne várias tecnologias emergentes e obriga a capacitar a equipe de TI, investir em um modelo de entrega contínua e introduzir novas tecnologias e processos, como Agile”, comenta o CIO.

INDICADOS

Fabio Faria
CSN
Diretor Corporativo de TI 

Projeto de maior destaque: O departamento de TI da CSN trabalha na camada sistêmica para criar uma plataforma tecnológica sólida. Nesse processo, estão sendo fortalecidos os alinhamentos entre as divisões da organização na construção de padrões e das práticas de governança, além da qualificação da infraestrutura.

Visão de inovação corporativa: Usar o novo ambiente como ponto de integração de processos mais aderentes às necessidades e ao mercado, viabilizando a qualificação, simplificação e inovação das rotinas corporativas.

  

Marcelo Carreras
CPFL Energia S/A 
CIO 

Projeto de maior destaque: Implantação de Smartgrid, com a substituição dos antigos medidores por outros, inteligentes, que permitem medições a cada hora. Inicialmente, o sistema está disponível apenas para os chamados clientes do grupo A (alta tensão), industriais e comerciais. O plano é estender os benefícios da gestão de rede para todos os clientes em breve. 

Visão de inovação corporativa: Investir na transformação digital do negócio com o uso crescente de Big Data, Cloud e mobilidade.  A intenção é focar na jornada e no engajamento dos clientes.