Gestão > Inovação, Pesquisas de Mercado

Millennials forçam inovação e cloud pública nas empresas, aponta pesquisa

Estudo da Microsoft indica que essa geração começa a ter poder de decisão de TI corporativa e quer levar as empresas à mudança

02 de Janeiro de 2017 - 18h34

Cada vez mais presente nas empresas e agora com poder de decisão de compra de TI corporativa nas mãos, a geração Millennial está forçando a transformação do cenário da TI tradicional, empurrando as empresas na direção da nuvem pública, e mudando as regras de TI para facilitar a inovação e ganhar mais agilidade.

A constatação é de um estudo feito pela Microsoft em parceria com a Wakefield Research. O estudo ouviu mais de 2,5 mil respondentes (metade deles com cargo de decisor de TI) nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, India e Japão entre 31 de agosto e 13 de setembro de 2016.

"Estamos agora no ponto em que os millennials assumiram papéis de tomada de decisão corporativa", diz a Vice-Presidente Corporativa da Microsoft, Julia White. "Estamos vendo millennials no cargo de CIO, e já passamos do ponto em que eles eram apenas influenciadores", diz a executiva.

No início de 2017, os millennials já representam um terço da força de trabalho e, segundo previsão do Brookings Institute deverão ser 75% de toda força de trabalho em 2025.

Rumo à  nuvem pública

O estudo mostra que os millennials querem que suas empresas adotem mais rápido a nuvem pública e querem levar as aplicações essenciais do negócio para lá, mesmo que isso represente ter de desenvolver novas habilidades: 69% disseram acreditar que suas empresas têm apps ou serviços que deveriam estar na nuvem pública e 76% deles disseram que se sentem seguros em aprender novas habilidades para fazer o trabalho.

Essa geração de jovens profissionais também está focada em entregar inovação e acredita que as políticas e regras atuais de TI precisam ser ajustadas para permitir a inovação: 88% disseram que suas organizações têm regras que não permitem que sejam tão criativos como gostariam no trabalho.

Entre os decisores de TI, 97% reconhecem que os serviços de nuvem pública ligados aos seus data centers em soluções híbridas vão permanecer importantes pelo menos nos próximos 5 anos.

Nova TI

Entre novos estilos de TI, 97% dos decisores de TI ouvidos disseram que todas as empresas com dados armazenados na nuvem devem adotar tecnologia de containers nos próximos cinco anos. Metade dos entrevistados está interessada em aprender sobre o uso de bots conversacionais para o trabalho e 41% deles está interessado em robótica.

Os millennials são também proponentes fortes ao uso de tecnologias open source: 87% deles acreditam que é importante trabalhar em empresas que permitem o uso de open source.

Um dado importante para as empresas: os millenials não têm medo de mudar de emprego se seus desejos de mudança não forem atendidos. Segundo a pesquisa, 19% dos entrevistados declararam que procurariam um novo emprego se as empresas em que trabalham não concordassem em flexibilizar políticas ou processos tradicionais de TI

"Eles querem ter voz sobre o que está acontecento", diz White. "Sentir que estão deixando sua marca e que tem controle dos processos é definitivamente um grande motivador geracional. Os millennials estão mais confortáveis em assumir riscos e a inovação é, por definição, um processo que exige apostas."