Tecnologia

Microsoft trabalha em tecnologia para o varejo

Ferramenta bate de frente com o serviço Amazon Go, diz a agência de notícias Reuters

15 de Junho de 2018 - 12h41

A Microsoft está desenvolvendo uma tecnologia que visa eliminar caixas e filas em lojas. Segundo a agência de notícias Reuters, a iniciativa bate de frente com a Amazon e o serviço Amazon Go.

A gigante de Redmond está desenvolvendo sistemas que rastreiam o que os compradores adicionam aos carrinhos, dizem fontes. A Microsoft mostrou tecnologia para varejistas de todo o mundo e conversou com a Walmart sobre uma potencial colaboração.

A tecnologia da Microsoft tem como objetivo ajudar os varejistas a acompanhar o ritmo do Amazon Go, uma loja altamente automatizada lançada o público em Seattle em janeiro. Os clientes da Amazon analisam seus smartphones em uma catraca para entrar. Câmeras e sensores identificam o que eles removem das prateleiras. Quando os clientes terminam de fazer compras, eles simplesmente deixam a loja e a Amazon registra seus cartões de crédito no arquivo.

Para a Microsoft, tornar-se um aliado estratégico para os varejistas significou grandes negócios. Além de desenvolver tecnologias de varejo, ele ocupa o segundo lugar, atrás da Amazon, na venda de serviços em nuvem que são essenciais para a execução de sites de comércio eletrônico, por exemplo.

Não está claro em quanto tempo a Microsoft traria um serviço de checkout automatizado ao mercado, ou se sua tecnologia seria a resposta que os varejistas estão procurando. Mas alguns vêem a tecnologia como a próxima grande inovação em compras, que os concorrentes da Amazon não podem ignorar.

A Microsoft disse que "não comenta rumores ou especulações". O Walmart e a Amazon se recusaram a comentar.