Cloud Computing > Desenvolvimento/Programação

Microsoft prevê capacitar mais de 2 mil profissionais de TI durante evento

Esta é a estimativa da empresa com o Tech Summit, evento técnico e gratuito que termina nesta quinta-feira, 7, em São Paulo, voltado à qualificação de profissionais em serviços na nuvem e ferramentas colaborativas

06 de Dezembro de 2017 - 22h33

A Microsoft prevê capacitar mais de 2 mil profissionais de TI e desenvolvedores no Brasil durante o Tech Summit, evento técnico e gratuito que termina nesta quinta-feira, 7, em São Paulo, voltado à qualificar profissionais a utilizarem serviços na nuvem e ferramentas colaborativas. No evento deste ano, que acontece pela segunda vez no Brasil, a Microsoft ampliou seu programa IT Pro, antes direcionamento basicamente a profissionais de infraestrutura e rede, que passou a abranger também cientistas de dados e especialistas em segurança da informação.

O Tech Summit é um evento anual que acontece em dez cidades ao redor do mundo, entre elas São Paulo, a única na América Latina a ter uma edição. Ao todo, são oferecidas mais de 80 sessões que abrangem desde a parte conceitual até laboratórios práticos e workshops, com engenheiros da Microsoft que criam e executam serviços em nuvem no Azure e Microsoft 365, explica Roberto Prado, diretor de Nuvem da Microsoft Brasil. “A maioria dos participantes quer ver código”, diz ele, ao falar da preferência dos profissionais pelo desenvolvimento de aplicações.

O executivo ressalta a tendência das grandes empresas de, cada vez mais, transferir os sistemas críticos de negócios para a nuvem com o objetivo de aproveitar os benefícios que a transformação digital oferece. Diante disso, Prado diz que os profissionais de TI precisam estar capacitados para as novas formas de usar a tecnologia. “A nuvem é o grande habilitador da transformação digital e para acelerar esse processo os profissionais precisam estar preparados.”

Segundo o diretor da Microsoft Brasil, o maior desafio enfrentado pelo profissional de TI atualmente é se manter atualizado, daí a iniciativa de trazer o Tech Summit para o país. “A proposta do evento é ajudá-los a desenvolver suas habilidades, aprofundar seus conhecimentos e expandir sua carreira”, afirma.

Prado também destaca a criação no mês de novembro do Microsoft Tech, portal que reúne materiais para capacitação de desenvolvedores, profissionais de TI, estudantes e startups em soluções de nuvem da Microsoft. No novo canal, além de artigos, os especialistas poderão encontrar mais de 800 vídeos de treinamento e workshops sobre produtos e tendências deste universo cada vez mais colaborativo e multiplataforma.

“A nova realidade digital tem exigido a transformação do profissional de TI e, como uma empresa global desenvolvedora de tecnologia, temos o compromisso de auxiliar a capacitar tecnicamente os profissionais do mercado para utilizarem os serviços em nuvem e, como consequência, inovar em suas empresas”, finaliza o executivo.