Mobilidade > Windows Phone

Microsoft encerra suporte para Windows Phone 8.1

Lançado há cerca de três anos, update trazia grandes novidades na época, como Cortana e nova Central de Notificações. Empresa só conta agora com Windows 10 Mobile

11 de Julho de 2017 - 19h59

A Microsoft encerra nesta terça-feira, 11/7, o suporte para o seu sistema móvel Windows Phone 8.1, que foi lançado há mais de três anos pela empresa de Redmond. 

O fim do suporte da plataforma também marca o fim de uma era, a era do Windows Phone, que deu lugar ao Windows 10 Mobile, cujo lançamento teve início em março de 2016. 

Quando chegou ao mercado, em 2014, o Windows Phone 8.1 trazia algumas novidades significativas, como suporte para a assistente digital Cortana e uma então nova central de notificações.
Apesar de possuir o Windows 10 Mobile e de não ter se pronunciado oficialmente, é notório que a Microsoft parou de dar atenção ao seu sistema móvel, ainda mais depois que parou de fabricar os smartphones Lumia.
Segundo dados da consultoria AdDuplex, quase 80% dos smartphones Windows do mercado rodam o Windows Phone 7, 8 ou 8.1, todas sem suporte oficial da companhia – com isso, apenas 20% dos usuários contam com o Windows 10 Mobile em seus dispositivos móveis.