Aplicações > Aplicativos

Microsoft encerra distribuição do Office 2013 para privilegiar Office 365

A partir de 28 de fevereiro, usuários poderão baixar apenas os aplicativos do Office 2016, lançado no fim de 2015 pela empresa

23 de Janeiro de 2017 - 13h29

Os administradores e usuários de sistemas com o Office 2013 em breve terão de usar a versão 2016 na nuvem, a mais recente do pacote de produtividade da Microsoft que inclui os aplicativos Word, Excel e PowerPoint.

A partir do próximo dia 28 de fevereiro, os usuários não poderão baixar os apps do Office 2013 a partir do portal self-service do Office 365, e os softwares também não estarão disponíveis para download no Office 365 Admin Center. 

Além disso, a Microsoft também não vai liberar updates para esses produtos, nem fornecerá suporte por meio do Customer Service Support ou do Premier Support.

Para quem não lembra, a Microsoft lançou o Office 2016 em setembro de 2015. A empresa vem lançando de forma agressiva novos recursos para esses aplicativos, mas vinha mantendo as versões anteriores disponíveis para quem não tinha feito a migração até então. Agora, os administradores possuem pouco mais de um mês para instalar todas as cópias do Office 2013 que quiserem.

As migrações podem ser um trabalho um pouco pesado, uma vez que os apps do Office 2016 possuem visual e comportamento diferentes dos seus antecessores. Fazer as pessoas se acostumarem com uma nova versão do Word, Excel, PowerPoint e Outlook após anos usando outra pode ser uma mudança disruptiva.

Além disso, os administradores que ainda usam o Exchange Server 2007 possuem outro obstáculo pela frente. Os apps de clientes Office 2016, incluindo o Outlook, não possuem suporte para se conectar com o Exchange 2007. Para piorar tudo, eles terão de fazer um upgrade para uma versão suportada do Exchange Server primeiro.

A Microsoft está oferecendo ajuda para as empresas que ainda precisam migrar seus usuários por meio do seu serviço de migração FastTrack. A oferta dá aos administradores acesso para ferramentas e especialistas para ajudá-los a fazer a transição de um conjunto de aplicações para outro.

O Office 2016 traz uma variedade de melhorias em relação aos seus antecessores, incluindo uma que pode ajudar com a migração. A Tell Me é uma função disponível — entre outros apps — nas versões para Windows do Outlook, Word, Excel e PowerPoint que permite aos usuários buscar o que querem fazer, sem que precisem navegar por uma série de menus até conseguir isso.

No entanto, vale frisar que a Microsoft continuará liberando updates de segurança críticos e importantes para o Office 2013 até 10 de abril de 2018.