Negócios > Inovação

Microsoft apoia laboratório de inovação do Banco Central

Empresa oferecerá serviços gratuitos de nuvem inteligente para fomentar inovação tecnológica no setor financeiro brasileiro

09 de Maio de 2018 - 16h01

A Microsoft Brasil informa que é uma das empresas apoiadoras do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) do Banco Central do Brasil (BC). A iniciativa visar criar um ambiente virtual colaborativo para fomentar projetos de pesquisa e inovação tecnológica na indústria financeira e nas atividades de supervisão e regulação exercidas pelo próprio BC. A Microsoft participa do LIFT disponibilizando aos participantes seus serviços de nuvem na plataforma Azure para desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

As empresas interessadas em participar, incluindo fintechs e grandes bancos, podem acessar o site do LIFT, verificar a lista de temas e tecnologias estabelecidas pelo programa e submeter seus projetos. Um comitê do BC e da FENASBAC (Federação Nacional dos Servidores do Banco Central), que também possui membros da Microsoft, irá avaliar as propostas e selecionar aqueles que cumprirem os requisitos. Estes terão acesso gratuito às tecnologias e mentoria da Microsoft para desenvolvimento do protótipo em até 90 dias. Após finalizado, o projeto será submetido para avaliação do comitê e apresentados os resultados.

A Microsoft dará suporte aos projetos selecionados para que as empresas possam criar seu protótipo com base em diversas aplicações, na nuvem inteligente da Microsoft, como Serviços Cognitivos, Inteligência Artificial e Machine Learning..

O laboratório é composto por seis etapas: definição dos temas de interesse para submissão dos projetos; avaliação e seleção das propostas; incubação em Laboratório Virtual; suporte e desenvolvimento dos protótipos funcionais; apresentação e avaliação dos protótipos; e por fim, apresentação de resultados.