Internet > Wi-Fi

Metrô de SP anuncia Wi-Fi gratuito em mais 34 estações

Projeto feito em parceria com a iniciativa privada começa a ser lançado no domingo, 5/2, e o lançamento completo acontece em 1º de março

02 de Fevereiro de 2017 - 15h56

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 2, a ampliação da oferta de conexão Wi-Fi nas estações de metrô da cidade. Pela nova parceria feita entre o Metrô e a iniciativa privada, mais 34 estações passarão a oferecer Internet gratuita para os passageiros ainda em fevereiro. 

Com isso, a capital paulista terá um total de 40 estações com Wi-Fi nas próximas semanas, uma vez que já existem seis estações que oferecem conexão de Internet gratuita atualmente: Sé, Vila Prudente, Ana Rosa, Jabaquara, Tamanduateí e Paraíso. 

O lançamento inicial acontece já a partir do próximo domingo, 5/2, quando 14 estações de metrô passarão a contar com o recurso. As outras vinte estações passarão a oferecer Internet Wi-Fi gratuita aos usuários a partir de 19 de fevereiro.

No entanto, essas primeiras semanas de operação ainda serão em caráter de testes, para que o Metrô e a empresa N1 Telecom, responsável pela implantação da tecnologia, possam realizar possíveis melhorias técnicas. Segundo o governo, a operação plena do serviço será iniciada oficialmente em 1º de março.

De acordo com o Metrô, para se conectar será preciso se cadastrar no serviço, informando nome, e-mail e telefone, ou apenas usar os dados do Facebook ou LinkedIn. O Wi-Fi das estações de metrô oferecerá uma velocidade média de 1Mbps, que deverá ser suficiente para se realizar tarefas básicas como acessar e-mail e redes sociais, por exemplo.

As estações terão capacidade para receber mais de 400 acessos ao mesmo tempo, em média, informa o governo - nas estações com maior fluxo de passageiros, a capacidade deve superar os 2 mil usuários. Cada conexão pode durar um máximo de 15 minutos, sendo que os usuários podem se reconectar a qualquer momento, sem limitação no número de acessos.

Segundo o governo, o projeto de Wi-Fi no Metrô foi desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, assim as estações receberão investimento em infraestrutura e equipamentos em troca da exploração publicitária do conteúdo online.

Estações com wifi ativado a partir de 5 de fevereiro: 

Linha 1-Azul: Armênia, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz, Santana e Jabaquara.

Linha 2-Verde: Brigadeiro, Trianon-Masp, Tamanduateí e Vila Prudente.

Linha 3-Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Brás, Patriarca, Carrão, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança e Sé.

Estações com wifi ativado a partir de 19 de fevereiro:

Linha 1-Azul: São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Vila Mariana e Tucuruvi.

Linha 2-Verde: Consolação, Clínicas, Vila Madalena e Sacomã.

Linha 3-Vermelha: Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Penha, República, Anhangabaú, Bresser, Belém e Palmeiras-Barra Funda.

Linha 5-Lilás: Santo Amaro e Largo Treze.