Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2016

Tranformação digital dá IT Leader de Comércio a Francisco Dias Neto

CIO da Armazéns Paraíba leva prêmio 2016 com projeto de canais omni-channel para suportar novo conceito de loja

17 de Novembro de 2016 - 23h48

Uma nova realidade, que “mistura” a gestão da loja física com os canais online (e-commerce e m-commerce) levou a equipe de TI comandada por Francisco Augusto Dias Neto, do Armazém Paraíba, a investir na transformação digital. Desde 2011, a companhia passa por um processo de padronização de arquitetura para suportar um novo conceito de loja, baseado nos pontos de venda do futuro multicanal.

Este ano, a rede regional, com 49 lojas de departamento em quatro estados (PR,PE,CE e BA), deu início a uma série de projetos piloto, começando por um projeto de m-commerce para venda de mercadorias que podem ser retiradas em lojas físicas localizadas em um raio de 50 quilômetros do comprador.

Outro projeto foca na geração de informações sobre o comportamento dos consumidores nas lojas físicas, utilizando IoT e Analytics. “A intenção é instalarmos sensores de presença para gerar dados mais qualificados do que aqueles que já conseguimos com infravermelho”, diz o CIO. 

A dificuldade em dar esse passo está na disponibilidade de hardware. “Não encontramos um fornecedor de sensores capaz de atender à demanda”, explica. O projeto está dividido em três partes. No ano que vem, deve entrar em operação o uso do WiFi para traçar mapas de calor das lojas. 

FINALISTAS

Jesus de Francisco Garcia
Livraria Cultura
CIO 

Projeto de maior destaque: Modernização do e-commerce, para ampliar a participação do canal nas vendas da empresa. Uma das inovações foi a implantação da busca avançada pela cor da capa do livro. Outra, e a recomendação de livros a partir da indicação de dois produtos que o cliente tenha gostado.  Os incrementos só foram possíveis após  a reestruturação de toda a infraestrutura que suporta o portal, responsável  pela melhoria do tempo de resposta. 

Visão de inovação corporativa:  Investir em soluções que melhorem a experiência dos clientes.

Silverio Wagner Silva
Lojas Rede
CIO

Projeto de maior destaque: Implantação de projetos para a modernização do negócio, como Pickup-In-Store no e-commerce (venda na loja virtual e retirada na loja física), e para proporcionar maior agilidade, precisão e redução de custos para a empresa, tais como marketplace, automação de auditoria, inventário e suprimentos, gestão de metas de vendas e integração com bancos e fornecedores.

Visão de inovação corporativa: A estratégia Omini-Channel é um vasto campo a ser explorado. O projeto Pickup-In-Store é apenas o início.