Tecnologia > Hardware, Notebooks

Mercado de PCs: HP e Dell fecham 1º tri em alta. Apple tem queda

Vendas ficam acima das expectativas, aponta estudo da IDC

12 de Abril de 2018 - 10h21

As remessas mundiais de PCs tradicionais (desktop, notebook e workstation) totalizaram 60,4 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2018. O resultado iguala o registrado no mesmo período do ano passado, o que, segundo a IDC, supera a previsão anterior de declínio de 1,5%.

Embora os números sejam preliminares, os dados parecem indicar um aumento contínuo na atividade de renovação comercial como o principal impulsionador da tendência de estabilização. A IDC explica que a adoção de negócios dos sistemas Windows 10 parece estar em constante progresso, beneficiando OEMs de PC com foco comercial, como HP, Dell e Lenovo.

Ainda, a demanda por notebooks premium nos segmentos de consumo e comercial também ajudou os principais fornecedores a manter margens melhores e a atrair o interesse do comprador.

Fabricantes

Entre as principais fabricantes, a HP Inc. manteve o maior market share, com crescimento de 4,3%, seguida de perto pela Lenovo.

A Dell registrou o maior crescimento anual de todas as empresas, avançando 6,4% e impulsionado por fortes desempenhos em quase todas as regiões.

A Acer manteve a quarta posição e a Apple, por sua vez, terminou o trimestre na quinta posição com um declínio ano-a-ano nos embarques de 4,8%. As duas últimas com as maiores quedas de market share: 7,7% e 4,8%, respectivamente.

Confira o comparativo dos resultados das principais fabricantes no primeiro trimestre: