Cloud Computing > Cloud Híbrida, Cloud Privada, Cloud Pública

Menos de 10% das organizações europeias estão prontas para multicloud, diz IDC

A maioria está presa no processo de transição de ambientes de nuvem híbrida

02 de Maio de 2018 - 15h45

Pesquisa da IDC constatou que a minoria das organizações europeias tomou medidas suficientes para estabelecer uma estratégia multicloud.

O estudo mostra que apenas 9% das empresas podem ser consideradas “multicloud ready” - ou “Pathfinders” - de acordo com uma série de dimensões de tecnologia e negócios. A maioria (cerca de 80%) está presa no processo de transição de ambientes de nuvem híbrida, enquanto 10% são consideradas "espectadores" com pouco progresso em multicloud.

"Praticamente todas as empresas europeias em breve usarão múltiplos serviços de nuvem. Os inteligentes já estão planejando ativamente que esses serviços sejam comparados, comparados com preço e selecionados uns contra os outros com base na necessidade de carga de trabalho", disse Giorgio Nebuloni, diretor de pesquisa da IDC Europa. "Para chegar lá, é necessário um ponto central de controle baseado em software e potencialmente serviços, assim como abordagens estratégicas para conjuntos de habilidades, processos e infra-estrutura de datacenter."

Estratégias multicloud bem-sucedidas envolvem a tomada de decisões comerciais a partir de um espectro de pontos de vista organizacionais. As empresas precisam identificar quais cargas de trabalho são adequadas para nuvem pública e quais cargas de trabalho devem ser mais bem executadas em uma nuvem privada. Um cenário de nuvem em constante mudança significa que os compradores de TI também precisam avaliar constantemente o cenário do fornecedor de nuvem.

Mais de 42% das organizações europeias citam o gerenciamento e o controle de custos como sua prioridade mais urgente de gerenciamento de dados multicloud. Este é o maior entre as grandes empresas europeias, com 51% selecionando-o como uma das principais preocupações.

"Embora a percepção da infraestrutura multicloud como objetivo final certamente ressoe nas organizações europeias, permanece a incerteza sobre como é uma estratégia multicloud e como esta estratégia deve ser disseminada dentro de uma organização", disse Michael Ceroici, analista de pesquisa da European Multicloud Infrastructure, da IDC. "Os elementos da tecnologia de infraestrutura, o alinhamento da visão da nuvem entre as diferentes linhas de negócios e o conhecimento interno da nuvem desempenham um papel importante na facilitação de empreendimentos multicloud bem-sucedidos."