Aplicações > APPs

Médios e residentes do Hospital Mãe de Deus utilizam app para acessar informações clínicas

UpToDate Anywhere permite a obtenção de informações clínicas pelo corpo clínico e a participantes dos programas de residência médica

23 de Janeiro de 2017 - 16h36

Os médicos e residentes do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, estão utilizando um aplicativo de apoio à decisão clínica em seus dispositivos móveis para buscar informações de elevada credibilidade e qualidade para a sua atualização profissional e também para tirar dúvidas durante o atendimento ao paciente

A ferramenta foi desenvolvida pela Wolters Kluwer, empresa de informações para profissionais e estudantes da área da saúde. Segundo a empresa, a versão móvel da solução, o UpToDate Anywhere, permite a obtenção de informações clínicas pelo corpo clínico e a participantes dos programas de residência médica, visando a melhoria da qualidade da saúde. A ferramenta é parte do programa de educação médica continuada (EMC) do Hospital Mãe de Deus e permite aos médicos obterem conhecimento atualizado, orientado à tomada de decisão, de forma compacta e com fácil acesso, por meios dos dispositivos móveis.

A instituição faz parte do Sistema de Saúde Mãe de Deus, fundado em 1979, que congrega ainda o Hospital Giovanni Battista, também localizado em Porto Alegre, e outras sete unidades no interior do estado do Rio Grande do Sul. O Hospital Mãe De Deus é o único do Sul do país com dupla certificação: ONA (Organização Nacional de Acreditação) 3, nível máximo de excelência; e JCI (Joint Commission International), que certifica as instituições de saúde comprometidas com rigorosos padrões internacionais de segurança e assistência ao paciente.

Segundo Luiz Felipe Gonçalves, superintendente médico, desde janeiro de 2015, foram registrados 455 usuários e contabilizados mais de 67 mil acessos ao UpToDate. “O nosso corpo clínico é composto por 1,6 mil médicos, sendo 400 deles responsáveis por 80% de nossa produção assistencial. Dessa forma, entendo que a quantidade atual de usuários cadastrados é muito significativa, pois equivale ao total de médicos fidelizados e que realmente identificam-se com o hospital.”

A utilização da ferramenta de apoio à decisão clínica transformou o dia a dia do corpo clínico e residentes, sobretudo pela facilidade de consultar informações atualizadas diretamente nos dispositivos móveis e concomitantemente ao surgimento das dúvidas, ou seja, durante o atendimento aos pacientes. Além disso, a disponibilização teve papel crucial no processo de acreditação do JCI. Uma das exigências da instituição que certifica internacionalmente os hospitais é que ele possua um programa de EMC, iniciativa esta que no Mãe Deus é apoiada pelo do UptoDate. 

“Eu, por exemplo, utilizo a ferramenta para me atualizar em relação a tratamentos de patologias que não são usuais em minha prática médica e também como auxílio no diagnóstico diferencial e na investigação diagnóstica de situações menos comuns. Mas, também merece destaque seu amplo emprego durante as discussões de casos estudados nos programas de residência médica”, enfatiza.

“Estamos comprometidos em ajudar o Dr. Gonçalves e os médicos que atuam no Hospital Mãe de Deus a encontrarem as respostas certas para suas questões clínicas no local de atendimento”, ressalta Peter Bonis, MD, CMO (Chief Medical Officer) da unidade de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer. "Hospitais em toda a América Latina e ao redor do mundo em processo de acreditação da JCI estão adotando o UpToDate como sua escolha de recursos de suporte à decisão clínica baseada em evidências.”