Infraestrutura > Data Center, Estratégia

Mainframe ainda é plataforma viável no longo prazo, diz estudo

Pesquisa da BMC revela que 91% dos profissionais de TI acreditam que o mainframe é a base para a transformação digital

31 de Janeiro de 2018 - 10h02

Pesquisa realizada pela BMC ressalta o poder e valor do mainframe para os negócios digitais. O estudo, que inclui perspectivas de mais de 1 mil executivos e profissionais técnicos, mostra que, mesmo que muitas organizações continuem a adotar tecnologias multicloud como parte de suas profundas transformações, o mainframe continua sendo um relevante e crescente hub do data center para muitas delas.

A pesquisa aponta que as organizações estão comprometidas com essa tecnologia, visto que a maioria dos respondentes está modernizando suas operações e tecnologias, tem uma atitude mais positiva em relação à plataforma e está mudando sua força de trabalho para garantir que tenham a equipe e as habilidades adequadas.

A grande maioria (91)% dos respondentes globais prevê que as cargas de trabalho do Mainframe continuarão a crescer, sendo que no Brasil o número chega a 96%. O número aponta que os profissionais consideram o mainframe como uma plataforma viável no longo prazo. Além disso, 51% dos respondentes globais afirmam que mais da metade de seus dados está no mainframe. No Brasil, 43% dos entrevistados afirmam o mesmo.

Bill Miller, presidente de ZSolutions na BMC, crava: os resultados da pesquisa fornecem um bom indicador sobre a futura integridade e viabilidade do mainframe. "A pesquisa derruba uma variedade de mitos e salienta a importância estratégica do mainframe. Fica evidente que é uma plataforma de TI crítica que representa a espinha dorsal dos negócios digitais. À medida que as empresas efetuam mudanças para tornar-se digitais, a BMC ajuda os clientes a enfrentar seus desafios, prioridades e iniciativas de crescimento para liberar o poder e valor do Mainframe", afirma.