Tecnologias Emergentes > Startups

Magazine Luiza reforça marketplace com aquisição de startup de tecnologia

Companhia adquire 100% da Integra, startup de tecnologia, especializada em integrar lojistas e marketplaces

04 de Abril de 2017 - 14h20

O Magazine Luiza acaba de comunicar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a aquisição da startup de e-commerce Integra, de Itajubá, Minas Gerais, especializada na integração e gestão do relacionamento entre lojistas e marketplaces. Os termos financeiros do negócio não foram revelados.

Com a incorporação, lojistas que desejarem participar do marketplace do Magazine Luiza não precisarão recorrer à intermediação de plataformas de terceiros.

A Integra Commerce é utilizada hoje por mais de 200 lojistas, incluindo MadeiraMadeira, Época Cosméticos, Casa América, Whirlpool e DBestShop. Além de reduzir os custos gerais da plataforma, os parceiros têm à disposição funcionalidades como a gestão de preço, estoques e frete, como tracking de produtos. A startup é referência no setor no fornecimento de software como serviço, permitindo que os parceiros, além da integração aos marketplaces, administrem e otimizem seu dia a dia.

Em comunicado, o Magazine Luiza diz que a aquisição da Integra acelera a execução da sua principal estratégia de negócios para este ano: o desenvolvimento de uma plataforma digital aberta, o marketplace, rentável, com os menores custos do mercado para os lojistas que desejarem fazer parte dela. “Com a Integra, cortamos caminho no desenvolvimento da melhor e mais barata plataforma do mercado”, diz Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza.

“Com nosso marketplace, queremos ampliar exponencialmente a oferta de produtos a nossos milhões de clientes e dar condições para que nossos parceiros — os sellers — cresçam de forma sustentável.”

O marketplace do Magazine Luiza foi criado em 2016. Em poucos meses, 220 mil itens, de fraldas a pneus, de produtos pet a cosméticos, foram integrados à plataforma. O desenvolvimento do marketplace é um ponto central na estratégia da companhia: ser uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano.

No ano passado, o Magazine Luiza faturou R$ 11,5 bilhões. Os canais digitais — site, app de vendas e marketplace — foram responsáveis por 26% das vendas totais. No último trimestre, a operação de e-commerce da companhia cresceu 41% em relação ao mesmo período de 2015.

Laboratório de inovação

Com a aquisição da Integra, o LuizaLabs, laboratório de inovação do Magazine Luiza, ganha um novo braço: o Labs Itajubá, localizado na cidade de Itajubá, no sul de Minas Gerais. Os 24 funcionários que participavam da equipe da Integra passam a fazer parte do grupo que pensa o futuro do Magazine Luiza, concentrando-se, sobretudo, no desenvolvimento para o marketplace. O CEO da Integra, Carlos Eduardo Alves, assume o cargo de diretor de marketplace do Magazine Luiza.

A partir da aquisição, o LuizaLabs, responsável pela criação de toda a tecnologia utilizada no Magazine Luiza, passa a se dividir em três unidades — São Paulo, Franca, no interior paulista, e Itajubá — e a contar com mais de 100 engenheiros e especialistas em tecnologia.