Gestão > Aplicativos

Lojas Renner simplifica operações com pacote integrado de aplicativos em nuvem

Rede varejista de moda que opera mais de 470 lojas sob as marcas Renner, Youcom e Camicado decidiu adotar uma solução padrão para a marca com objetivo de aumentar a produtividade e eficiência

07 de Agosto de 2017 - 19h54

A Lojas Renner, rede varejista de moda que opera mais de 470 lojas sob as marcas Renner, Youcom e Camicado, decidiu simplificar as operações e oferecer uma experiência de compra para inspirar seus clientes e continuar a crescer. Ao longo do tempo, cada uma das marcas selecionou e personalizou diversas soluções. Este cenário tornou complicada a atualização dos sistemas e o acompanhamento das tendências do mercado com inovações.

Em 2014, no entanto, a empresa começou a modernizar a tecnologia e implementar uma solução padrão para a marca com objetivo de aumentar a produtividade e eficiência. Para isso, ela optou pela solução Oracle Retail, um pacote integrado que reúne aplicativos de negócios, serviços em nuvem e hardware, projetados para trabalhar em conjunto. A Renner aproveitou os talentos, a experiência da Oracle e uma estrutura de gerenciamento bem definida para executar a implementação. Além disso, escolheu a Logic, para apoiar a transformação em escala.

"Escolhemos modernizar e simplificar com Oracle Retail para reduzir os custos operacionais e de suporte em preparação para o omnichannel no Brasil. Isso exigiu que os processos da empresa fossem revisados ​​para se adequarem às melhores práticas globais incorporadas na solução Oracle", disse Emerson Silveira Kuze, diretor de tecnologia da Lojas Renner. "Esta mudança de visão permitiu que avançarmos na adoção de padrões mundiais de eficiência e produtividade em sua gestão, ao mesmo tempo em que reduzisse os custos de implementação e futuras atualizações do sistema."

Para o sucesso do projeto, a Renner criou uma cultura de capacitação, alinhamento e transparência em toda a equipe de TI, áreas de negócios, Logic e Oracle para manter o cronograma do projeto. Antes de seguir com a implementação em 2015, apresentou os planos e mapeou as especificações funcionais e técnicas seguidas de quatro fases de teste.

"Nós estimamos que menos de 5% da solução Oracle Retail é personalizada (principalmente devido a temas exclusivos no Brasil, como créditos legais e tributários), em comparação com 30% da plataforma anterior. Este novo cenário permitirá que a empresa faça atualizações do sistema mais rapidamente", disse Kuze.

"O mercado brasileiro possui nuances que exigem características e funcionalidades adicionais para competir e cumprir os regulamentos do mercado. Ao se associar a distintos varejistas brasileiros como a Renner, poderíamos realmente entender os requisitos e incorporá-los em nossas soluções e incluir essa experiência local em nossa Biblioteca de Referência de Varejo (Retail Reference Library)", disse Ray Carlin, vice-presidente sênior e gerente geral da Oracle Retail.