Tecnologias Emergentes > Internet das Coisas

Logicalis e Qualcomm se unem para desenvolver soluções de IoT no Brasil

Empresas vão trabalhar juntas no desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas para os setores de manufatura, agronegócio, saúde e cidades inteligentes

10 de Agosto de 2017 - 13h04

A Logicalis, fornecedora de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicações, planeja trabalhar com a Qualcomm Technologies, subsidiária da Qualcomm Inc., fabricante de tecnologias wireless 3G, 4G e de uma próxima geração, no desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas (IoT) para os setores de manufatura, agronegócio, saúde e cidades inteligentes no Brasil.

Juntas, as duas empresas planejam explorar a implementação de diversas soluções de IoT da Qualcomm para o desenvolvimento de sensores conectados e outras soluções de hardware, para atender projetos de IoT. A Logicalis vai utilizar sua expertise no desenvolvimento e integração de sistemas, computação em nuvem, consultoria de projetos, além da implementação e go to market para ajudar a construir oportunidades de IoT no Brasil.

O primeiro projeto que a parceria pretende desenvolver é uma solução de rastreamento da cadeia de suprimentos utilizando a plataforma system-on-a-chip da Qualcomm Technologies e a plaforma Eugenio, da Logicalis, como back-end, para a vertical de agronegócio. A solução tem potencial de reduzir desperdício e perdas de cultivo, enquanto aumenta a eficiência e o rendimento da produção, permitindo que empresas de logística rastreiem, em tempo real, fatores críticos como localização, temperatura, exposição à luz e vibração de produtos agrícolas por toda a cadeia de suprimentos. Quando implementada em larga escala, a solução visa causar impacto positivo em um setor econômico que representa uma fatia substancial da economia brasileira.

As duas empresas esperam colaborar em outras soluções inovadoras para setores como saúde — por exemplo, em uma aplicação IoT para conectar equipamentos médicos e capturar dados em tempo real — e cidades inteligentes, com a aplicação de sensores para monitorar estacionamento e iluminação pública, bueiros e lixeiras, além de outras aplicações.

Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis Latin America, vê diversas possibilidades para o uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida de cidadãos e profissionais, assim como impactar positivamente negócios e cidades. “A partir de agora, estamos trabalhando juntos para desenvolver novas soluções de IoT para promover ainda mais o crescimento da Internet das Coisas no Brasil.”

“Acreditamos que o trabalho com a Logicalis ajudará a acelerar a revolução de IoT no Brasil, demonstrando sua verdadeira promessa e potencial”, disse Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm para a América Latina.