Big Data > Analytics, Banco de Dados

Locaweb Corp. lança big data como serviço com foco nas médias empresas

O novo produto é resultado da parceria entre a empresa com a Intel, que fornece a plataforma Cloudera para a entrega dos serviços, e a consultoria de data science Semantix

24 de Novembro de 2016 - 20h25

A Locaweb Corp., unidade de negócios corporativos da Locaweb, anunciou nesta quinta-feira, 24, o lançamento uma oferta de big data como serviço, voltada para médias e grandes empresas que desejam usar a tecnologia para análise de grandes quantidades de dados, sem a necessidade de realizar altos investimentos em uma infraestrutura própria.

O novo produto é resultado da parceria entre a empresa com a Intel, que fornece a plataforma Cloudera para a entrega dos serviços, e a consultoria Semantix. A Locaweb Corp cuida de toda a infraestrutura, baseada na arquitetura Intel, implementação e movimentação dos dados; e a Semantix, com seu time de cientistas de dados, garante a entrega de consultoria como serviço. Ao cliente resta extrair o valor das informações que ele precisa.

Com o novo serviço, a Localweb espera derrubar a barreira para a implementação de big data, principalmente entre as medias empresas. “O uso de big data vem crescendo exponencialmente, mas ainda é preciso um investimento alto das empresas, pois elas precisam de uma infraestrutura muito grande para conseguir processar os dados para obter as informações estratégicas para o seu negócio”, comenta. Everson Todoroki, gerente de produtos da Locaweb Corp.

Ele lembra ainda que, para empresas de pequeno e médio porte, é muito desafiador implementar um projeto de big data, mesmo utilizando recursos compartilhados na nuvem. “Então nossa ideia foi fazer a oferta com uma plataforma que entregue hardware, software e toda a capacitação e a força operacional por cima da plataforma”, diz.

O modelo de cobrança é variado e dependerá do volume de processamento de dados, memória e espaço em disco, sendo que esta última é a métrica principal de formação de preço. “Se a empresa usar a infraestrutura, com o Cloudera, mas não precisar do time de cientistas de dados da consultoria, o custo do serviço é menor. Se ela já tiver definido o volume de dados a ser processado, também pode adquirir o serviço na modalidade de assinatura, pagando um custo fixo mensal”, explica Marcello Masi, gerente executivo de serviços da Locaweb Corp.

Segundo Todoroki, os primeiros projetos pilotos da oferta já estão em produção, incluindo um cliente do setor de telecom e outro do terceiro setor, cujos nomes ele não revela. A empresa também não revela o investimento no negócio, mas o executivo disse que espera conquistar ao menos "dez grandes projetos" entre grandes corporações de diferentes indústrias até o fim de 2017.