Tecnologias Emergentes > Startups

Levantamento vai mapear mercado brasileiro de SaaS

Iniciativa pioneira da Rock Content e outras startups visa compreender padrões e métricas relevantes para esse modelo de negócio

15 de Maio de 2017 - 19h44

A oferta de software como um serviço (SaaS), em que o usuário paga apenas uma mensalidade para utilizar o software, e nada mais, ainda é um território desconhecido até mesmo para os principais players desse segmento. Com o objetivo de compreender padrões e métricas relevantes para esse modelo de negócio, a primeira pesquisa sobre o mercado de SaaS e cloud computing no Brasil vai criar um grande benchmarking e mapear esse ecossistema.

Um formulário detalhado, com questões que investigam desde a estrutura física das empresas até o lifetime value (LTV) de seus clientes, está no ar desde 8 de maio. Ele se destina a toda e qualquer empresa que oferece algum tipo de software vendido como assinatura e fica no ar até o próximo dia 22 de maio aqui. O resultado vai ser divulgado na segunda semana de junho, nos canais das empresas parceiras.

“Hoje não sabemos muito sobre o mercado SaaS no Brasil, de uma forma mais ampla. Não temos grandes pesquisas como, por exemplo, a famosa pesquisa da Pacific Crest sobre SaaS nos EUA e a da Signal Hill na Índia. Por isso decidimos mudar esse cenário: vamos fazer a maior pesquisa sobre SaaS no Brasil”, aponta Diego Gomes, sócio e CMO da Rock Content, curador da pesquisa.

Para além de identificar tendências de mercado como, por exemplo, se empresas tradicionais de software estão transmutando para ofertas de SaaS, a pesquisa também se dedica a promover um melhor entendimento de investidores nacionais e internacionais sobre como esse mercado se comporta. Com isso, planejar investimentos em startups brasileiras de SaaS tende a ficar mais fácil e, por consequência, mais recorrente.

O fundo de investimentos internacional Redpoint eVenture apoia a pesquisa, que também contou com a expertise da Signal Hill e resulta de uma grande parceria entre Rock Content, Superlógica, Resultados Digitais, Conpass, Meetime, Vindi, Iugu, SaaSholic, Cubo e SaaS Forum. Todas as respostas são confidenciais e anônimas, uma vez que o foco do mapeamento é ter um overview deste mercado como um todo no território nacional.