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IoT está nos planos de 62% dos CIOs brasileiros nos próximos cinco anos

Pesquisa realizada com 160 empresas apresenta um retrato do estágio atual e do potencial da tecnologia no mercado brasileiro

30 de Novembro de 2016 - 17h41

A Internet das Coisas (IoT) entrou definitivamente na agenda dos CIOs brasileiros. Pesquisa realizada pela PromonLogicalis, fornecedora de serviços e soluções de TICs na América Latina, revela que 62% dos executivos de TI entrevistados acreditam que IoT será extremamente importante dentro de três a cinco anos, e por isso já estão considerando o desenvolvimento de projetos nesse sentido.

Intitulado IoT Snapshot, o estudo mostra que a Internet das Coisas vem sendo considerada por muitos entrevistados como uma evolução das tecnologias de automação industrial e os benefícios mais relevantes esperados com sua adoção são produtividade (81%), eficiência operacional (81%) e redução de custos (79%). Outras melhorias buscadas pelas empresas que investem em IoT são suporte a tomada de decisão (75%), inovação (70%), diferencial competitivo (59%) e novas fontes de receita (36%).

Embora o tema esteja bastante em voga, existem poucos casos práticos de uso ─ somente 31% das empresas entrevistadas têm um nível de adoção da tecnologia entre moderado e alto, enquanto 66% chegou, no máximo, a discutir esse tipo de iniciativa. 

O estudo aponta ainda que 32% dos entrevistados enxergam IoT como crucial para seus negócios atualmente, índice que deve subir para 62% dentro de três a cinco anos.

Verticais e desafios

A pesquisa avaliou ainda os principais motivos que levam as organizações de cada um dos segmentos pesquisados a adotarem IoT. O setor de utilities, por exemplo, visa a redução de custo (67%), produtividade (50%) e eficiência operacional (42%), enquanto o setor público mira eficiência operacional (50%) e suporte a tomada de decisão (45%). Por sua vez, o segmento financeiro busca inovação (44%), seguida de diferencial competitivo (33%). 

Assim como outras tecnologias disruptivas, os projetos de IoT impactam processos que rompem fronteiras da área de TI, levando transformações também para as áreas de negócios, além de contribuir, em alguns casos, para mudanças profundas em modelos comerciais e de atendimento aos clientes. 

No entanto, sua adoção ainda enfrenta desafios significativos, sendo o distanciamento em relação ao tema e a imaturidade tecnológica os pontos mais críticos neste momento – citados por 64% e 63% dos participantes da pesquisa, respectivamente. 

“O estudo IoT Snapshot deixa claro que, assim como o resto do mundo, o mercado brasileiro está acompanhando atentamente a evolução das tecnologias de Internet das Coisas e acredita fortemente em sua capacidade transformacional nos próximos anos. Apesar de ser ainda um tema em processo de amadurecimento - tanto do ponto de vista das empresas usuárias como dos fornecedores de tecnologia, seu potencial de inovação e criação de novos modelos e oportunidades de negócios é incontestável,” afirma Yassuki Takano, diretor de consultoria da PromonLogicalis e responsável pelo estudo.