Infraestrutura > Banda Larga

Internet para Todos: primeiras antenas serão instaladas em maio

Kassab apresentou projeto para prefeitos de municípios paulistas

06 de Março de 2018 - 08h58

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou na última segunda-feira (5/3) o Programa Internet Para Todos para prefeitos da região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. A iniciativa pretende levar conectividade a localidades que ainda não têm acesso à banda larga.

A internet vai ser fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.

Os primeiros municípios que aderirem ao programa terão as antenas instaladas no mês de maio, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão. O ministério informou ainda que não há custo para as prefeituras.

Serão firmados convênios com prefeituras para instalação de antenas que viabilizarão o acesso. O ministério informou que os primeiros acordos serão assinados em 12 de março em evento no Palácio do Planalto.

O satélite recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Além dos convênios para acesso à banda larga, ele será usado pelo Ministério da Defesa para monitorar as fronteiras brasileiras; pelo Ministério da Educação para conectar escolas públicas à internet e pelo Ministério da Saúde para implantar banda larga em hospitais e postos de saúde.