Opinião > I.A.

Inteligência artificial na sua operação

Vivemos um boom de interfaces para acessos a serviços de AI, que chamamos de APIs, e o objetivo dos grandes players é ser o ecossistema do futuro nas aplicações voltadas ao uso das aplicações de AI

14 de Maio de 2018 - 12h41

Como as ferramentas de inteligência artificial estão sendo disponibilizadas no mercado e como elas podem mudar os processos de atendimento. Vamos refletir juntos? Afinal perderemos nosso trabalho para robôs?

Robôs não vão roubar empregos

Como toda nova tecnologia ela vem acompanhada de um grande furor. Já tivemos outros momentos na história que propagamos uma tecnologia como a causa da eliminação de postos de trabalho. No início do século 19, os trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas, quebrando os equipamentos nas fábricas no calar da noite, um movimento que ficaria conhecido como LUDISMO. Imagina se a moda pega? Muito Datacenter teria que reforçar a segurança.

Eis que 207 anos depois nos pegamos discutindo sobre o mesmo tema. Acredito que supervalorizamos o futuro em detrimento do presente, Algumas profissões deixarão de existir, mas outras surgirão devido aos avanços tecnológicos da sociedade, isso não seria algo novo na recente historia econômica da humanidade, quantos ascensoristas, telefonistas ou armadores de pinos de boliche você encontra por aí?

O que tem de novo? Acessibilidade a recursos complexos de forma simples.

Há alguns anos para fazer um projeto com inteligência artificial ou um algoritmo mais complexo, seria necessário o envolvimento de grandes especialistas, além de um orçamento considerável para fazer essa engrenagem funcionar. Seria como construir um foguete para subirmos a lua, só que na sua empresa!

Hoje vivemos um boom de interfaces para acessos a serviços de inteligência artificial, que chamamos de APIs, e o objetivo dos grandes players é ser o ecossistema do futuro nas aplicações voltadas ao uso das aplicações de AI. Essas APIs simplificam muito o uso dessas tecnologias e permitem que o crescimento e alavancagem destas tecnologias atinjam dados exponenciais de impacto nos negócios e na nossa vida.

De uma foram simplificada, a oferta de APIs gira em torno de 4 grandes grupos:

Imagem
Tipo de imagem
Rosto
OCR
Classificar imagem

Conversação
Entidade & intenção
Interface conversacional
Automação fluída

Categorização
Auditoria registros
Agregar sentimentos nos processos
Rotear tickets

Transcrição
Permitir interface voz
Suporte multi-língua
Possível serviço de URA no futuro

Cada um desses grupos representam uma API que pode ser usada em conjunto com os demais, criando soluções mais completas para o negócio. Vivemos uma nascer da nova era de aplicações turbinadas por inteligência artificial, prepare-se que vem muita inovação por aí!

O desafio atual está em encontrar aplicações práticas para essas tecnologias em processos de negócio. Afinal as empresas possuem problemas que podem ser não ser resolvidos por AI. Partir da tecnologia para encontrar um uso é um risco de se deixar seduzir e perder o foco do problema real. Acredito que as melhores aplicações ainda não existem, a tecnologia com sua característica exponencial trará nos próximos anos aplicações que hoje ainda não conseguimos ver, por isso sugiro a você acompanhar de perto a evolução destas soluções, pois o seu trabalho pode ser turbinado através da junção de PESSOAS + TECNOLOGIA, elevando a performance da sua atividade, e nessa corrida, melhor chegar primeiro, certo!?

*Jorge Luiz Biesczad Junior é diretor de marketing do Grupo Quality SA