Tecnologias Emergentes > Aplicativos

Intel e Microsoft se unem para o desenvolvimento do primeiro serviço de blockchain corporativo

Empresas criarão uma nova estrutura de trabalho voltada para o segmento corporativo — chamada Coco Framework — que integra a tecnologia Intel SGX para fornecer velocidade, escala e confidencialidade dos dados nas transações empresariais

14 de Agosto de 2017 - 19h37

A Microsoft anunciou uma nova estrutura de trabalho para incentivar as empresas a adotarem a tecnologia blockchain para privacidade e segurança corporativa. Paralelamente ao anúncio, ela nomeou a Intel como a principal parceira de hardware e software do projeto. Como parte dessa colaboração, Microsoft, Intel e outras fornecedoras de tecnologia blockchain criarão uma nova estrutura de trabalho voltada para o segmento corporativo — chamada Coco Framework — que integra a tecnologia Intel Software Guard Extensions (Intel SGX) para fornecer velocidade, escala e confidencialidade dos dados nas transações empresariais.

O objetivo é acelerar a adesão das empresas à tecnologia blockchain, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos empresariais flexíveis e mais seguros, que possam ser facilmente gerenciados pelas empresas.

Blockchain é um sistema de manutenção de registros digitais onde as transações são executadas, validadas e gravadas de forma cronológica e pública. Por ser descentralizado e transparente, ele aumenta a eficiência e a segurança de operações financeiras — e faz isso com um custo significativamente menor do que os registros tradicionais. A tecnologia pode ser usada para tudo, de simples compartilhamentos de arquivos à processamento de pagamentos globais e possui o potencial para transformar a maneira como as empresas operam.

Intel, Microsoft e outras empresas alinhadas à tecnologia estão trabalhando juntos para fornecer segurança melhorada e capacidades escaláveis em serviços blockchain. O Coco Framework usa a Intel SGX para adicionar novos níveis de privacidade e confidencialidade para transações blockchain.

A Intel SGX é uma tecnologia de segurança baseada em hardware que pode ajudar a melhorar as soluções blockchain ao fornecer um ambiente de execução confiável que isola partes-chave de um programa nesse sistema. Ela consiste em um conjunto de instruções de CPU e melhorias de plataforma que criam áreas privadas na CPU e na memória que podem proteger o código e os dados durante a execução. A Intel SGX ajuda o Coco Framework a fornecer dados confidenciais e acelerar as transações. A confidencialidade dos dados é alcançada ao criptografar dados sensíveis do blockchain até que ele seja aberto em um enclave Intel SGX por um programa permitido. A maior taxa de transferência é atingida ao isolar o processo de verificação da transação para acelerar o consenso da rede.

A Intel está participando no desenvolvimento de padrões para blockchain, contribuindo ativamente com tecnologia e fornecendo conclusões de especialistas, além de estar ativamente engajada com os líderes da indústria para melhorar o desempenho, a confiabilidade e a escalabilidade dessas tecnologias.