Internet > Banda Larga

Intel, Deutsche Telecom e Huawei finalizam teste com novo padrão 5G NR

Empresas dão importante passo rumo ao lançamento comercial das soluções 5G, que serão capazes de suportar bilhões de equipamentos conectados até 2019

30 de Janeiro de 2018 - 09h15

Mais um passo foi dado rumo às redes móvel de quinta geração. Intel, Deutsche Telecom e Huawei finalizaram o primeiro teste de interoperabilidade e desenvolvimento do 5G, com base nas especificações do padrão release 15 NSA 5G NR. O padrão foi aprovado em dezembro por um grupo envolvendo as maiores empresas de telecomunicação do mundo, dentro da iniciativa 3GPP.

As empresas explicam que o teste utilizou a rede 5G comercial da Huawei e a plataforma móvel de terceira geração 5G NR Mobile Trial da Intel, sendo um passo importante rumo ao lançamento comercial das soluções 5G da companhia, que serão capazes de suportar bilhões de equipamentos conectados até 2019.

O objetivo é que a 5G NR Mobile Trial Platform facilite a entrada de fabricantes de equipamentos e operadoras nesse mercado. Por meio da estrutura da Intel, é posível desenvolver mais rapidamente as redes 5G dentro das especificações NSA NR. Isso inclui espectro, banda, capacidade e soluções de entrega compatíveis com o padrão New Radio (NR).

A configuração usada no teste adotou a célula mais larga da banda C, conforme definição do padrão 5G NR, incorporando a recente tecnologia beamforming com a multi antena Massive MIMO. Nessa arquitetura, um arranjo de antenas controla feixes de rede com precisão, melhorando a cobertura e diminuindo interferências.