Tecnologias Emergentes > Inovação

Inovadores globais fazem suas previsões para o futuro com a tecnologia

A segunda edição do estudo Changes of Tomorrow, patrocinado pela escola Hyper Island, coletou palpites de cem diferentes profissionais.

22 de Dezembro de 2015 - 16h51

O que será do futuro com a interferência cada vez maior da tecnologia no dia a dia? A segunda edição do estudo Changes Of Tomorrow, promovido pela escola de inovação Hyper Island, foi buscar os palpites de 100 inovadores globais, líderes de mercado em diferentes áreas do conhecimento e economia, para identificar as tendências mais importantes para os próximos três anos.

Na lista de itens que poderão transformar drasticamente a sociedade, impactar os negócios e influenciar o comportamento humano, a Hyper Island incluiu cinco tendências na área de tecnologia: inteligência artificial, realidade virtual, monitoramento da saúde, desaparecimento da tecnologia e tecnologia com propósito.

O estudo aponta que a próxima década vai protagonizar a multiplicação da Inteligência Artificial (AI, artificial intelligence), permitindo aos humanos tomarem decisões mais rápidas e inteligente com ajuda de algoritmos inteligentes que vão automatizar tarefas cognitivas.

Outro impacto da tecnologia na vida das pessoas é a migração da realidade misturada para a realidade virtual de fato – na prática, a simulação do mundo físico através da realidade virtual se tornará mais comum e bem resolvida porque estará aberta a pequenos desenvolvedores e à experiência dos sensores, que irão oferecer experiências melhores, como provar roupas online e desenhar o futuro carro.

O uso da tecnologia na saúde se tornará mainstream, garantem os experts ouvidos pelo Changes of Tomorrow. A análise de dados pessoais será comum através de dispositivos que capturam dados de saúde como os batimentos cardíacos e níveis de glicose no sangue.

Outra interessante tendência do estudo é o fênomeno do “desaparecimento da tecnologia”, que acontece simplesmente por ela estar presente integralmente em nosso dia a dia. Por exemplo, a interação com a tecnologia através de telas será substituída por interações invisíveis com paredes e outras superfícies do ambiente.

A quinta e última tendência é da tecnologia guiada por propósitos. Embora o mundo continue sendo dirigido pelas vendas e lucros, há uma abundância de formas de comunicação e tecnologias, o que faz as pessoas preferirem se engajar com marcas que atendam a uma necessidade muito específica ou representem um propósito maior, como o da qualidade do produto ou serviço.

O estudo completo com mais insights sobre o futuro da humanidade pode ser visto e baixado no site http://changes-of-tomorrow.hyperisland.com/

A Hyper Island é uma escola global de negócios, criatividade e inovação que também presta serviços de consultoria.dedicados a capacitar pessoas e organizações a se tornarem mais competitivas diante da evolução digital. Fundada na Suécia, em 1996, a Hyper Island hoje tem escritórios nos Estados Unidos, Cingapura, Reino Unido e Brasil e já atendeu mais de 20 mil alunos oriundos de mais de 40 países.