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Inovação nos processos de TI se torna cada vez mais importante

Mesmo que a adoção de novas soluções envolvam um investimento inicial, os benefícios compensam e tendem a trazer grandes ganhos

03 de Fevereiro de 2016 - 08h25

Embora tenha sido esperado com certo receio pela maioria das empresas, 2016 chegou trazendo com ele desafios que podem impulsionar mudanças realmente positivas para os negócios. Sabemos que o atual cenário econômico exige atenção e jogo de cintura para todo mundo.

E por isso, a fim de conter custos, muitas empresas colocaram um ponto final no ano passado estabelecendo ações conservadoras, que trazem pouca – ou nenhuma – inovação para os negócios. Acredito que esse é um grande equívoco que pode, inclusive, refletir em perda de boas oportunidades.

Vou explicar melhor. Indo na contramão da retenção econômica, o mercado de tecnologia continua a todo vapor. As empresas perceberam que a multicanalidade veio para ficar e vêm apostando em soluções que permitem a criação de laços mais fortes com seus parceiros e consumidores. Soma-se a isso o crescimento da necessidade de se estabelecer pontes com públicos de interesse.

Atribuir bons canais de relacionamento se tornou um diferencial competitivo e que visivelmente impacta os negócios. Ou seja, se pararmos para analisar, TI nunca foi tão estratégica como agora. Portanto, vale a pena deixar de lado investimentos de uma área que pode gerar melhores resultados?

Por isso penso que inovação é a palavra-chave para quem quer crescer e se sobressair às intempéries do cenário econômico. Mesmo que a adoção de novas soluções e estratégias envolvam um investimento inicial, os benefícios que vêm a seguir compensam e tendem a trazer grandes ganhos para a organização, melhorando a produtividade interna – o que consequentemente reflete em diminuição de custos - e oferecendo melhores serviços aos clientes e parceiros.

Por falar em aumento da produtividade, esse com certeza é um dos tópicos mais abordados nos últimos meses pelas empresas. A adoção de estratégias que possibilitam operações mais rápidas, com linguagem prática e que não exigem a ampliação da força de trabalho para sua manutenção impactam diretamente os resultados. Acredito que sempre devemos considerar que o investimento que deixamos de fazer por querer economizar pode ser o mesmo investimento realizado pela concorrência e que resultará no seu destaque no mercado.

Em meio a tudo isso, a retenção de clientes também aparece como uma importante meta para esse ano. Muitas verticais, como o varejo, mercado de créditos, entre outros, encontram-se em retração. Como fazer então para evitar que meus parceiros procurem fornecedores mais baratos? Além de inovar nos serviços oferecidos, como citei, penso que é fundamental apostar em estratégias que melhorem o relacionamento a partir de métricas que mostrem o real valor do serviço prestado.

Por fim, vale ressaltar que tempos de crise também podem representar uma oportunidade de crescimento. Tudo depende de como lidamos com as oportunidades e expectativas do mercado. As empresas devem, mais do que nunca, advogarem em prol de suas marcas. E a tecnologia com certeza é um forte aliado nessa jornada, que impacta diretamente os resultados e a percepção dos clientes. Então, pesquise e avalie qual é a melhor estratégia para inovar, surpreender e gerar melhores resultados para os negócios.

*Carlos Bertholdi é presidente da Avaya Brasil.