TI na Prática

Infraero adota solução de EAD para capacitar mais de 1,7 mil profissionais

Divisão de Educação a Distância da Benner desenvolveu, no período de um ano, oito cursos para a estatal

14 de Maio de 2018 - 10h02

A Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, utilizou soluções de EAD (Ensino a Distância) para capacitar mais de 1,7 mil colaboradores da companhia.

A ferramenta escolhida foi da Benner, que oferece soluções em software, serviços e BPO (Gestão de Processos Administrativos) para desenvolver cursos sob medida para seus servidores de acordo com as necessidades da companhia.

Aberta em 2014, a licitação a fim de desenvolver novos cursos mais técnicos e alinhados às normas e regulações específicas do setor, foi realizada por meio de ata de registro de preços, que é um sistema de aquisição de bens e contratação de serviços realizada através de uma licitação única.

O início do trabalho foi realizado no ano seguinte à abertura da ata, em 2015, e teve duração de um ano. Os cursos foram:

- Formação de Operadoras de Centro de Operações Aeroportuárias - COA (Carga Horária: 25)
- Gestão da Manutenção (Carga Horária: 12)
- Formação de instrutores, tutores e conteudistas (Carga Horária: 40)
- Atualização do curso "Ambientação" (Carga Horária: 6)
- Atualização do "Curso de Espanhol" (Carga Horária: 54)
- Gerenciamento do Risco da Fauna (Carga Horária: 13)
- Manual de Gerenciamento de Empreendimentos (Carga Horária: 30)
- Tarifação Aeroportuária (Carga Horária: 20)

Conteúdo sob medida

Por já possuir uma estrutura sólida, com uma plataforma de Educação a Distância implementada, o grande desafio da Benner neste projeto foi elaborar um conteúdo técnico, sob medida, contextualizado e adequado às normas e regulações específicas do setor e de acordo com as necessidades da Infraero. “Ao desenvolver o conteúdo, fizemos uma extensa pesquisa para entender qual era a demanda do cliente. Também elaboramos um documento com 50 perguntas e fizemos diversas entrevistas com técnicos e especialistas das mais diferentes áreas de atuação dentro da empresa”, conta Maicon Willian Bertin, Executivo de Educação Corporativa e EAD do Grupo Benner.

Além do desenvolvimento de oito novos cursos, a Benner também atualizou outros conteúdos que a Infraero já disponibilizava. De acordo com Maurineia Alves de Oliveira, Coordenadora de Educação Corporativa da Infraero, para desenvolver todo o material produzido pela Benner, a Infraero contou com uma equipe de cinco pessoas envolvidas diretamente neste projeto. Já a Benner contou com uma equipe de 11 profissionais multidisciplinares.

Todos os cursos produzidos ainda continuam sendo usados diariamente pela estatal para capacitar uma rede de mais de 10 mil empregados em todo o território nacional.