Gestão > Lançamentos, Legislação

Infosys encara regulamentação brasileira com nova solução fiscal

Feito em tecnologia SAP HANA, o Infosys Fiscal Engine (IFE) ajuda a reduzir riscos corporativos com autuações por divergências de dados fiscais

22 de Março de 2016 - 18h15

A complexidade da legislação fiscal brasileira é notória e motivo de invariáveis dores de cabeça para empresas de todos os portes que precisam lidar com um sistema de impostos complexo que varia entre estados e cidades. 

Oportunidades não faltam para fornecedores de TI explorarem formas de facilitar a vida dos profissionais de tecnologia na tarefa de apoiar a gestão corporativa e lidar com as novidades da nota fiscal eletrônica e os livros de escrituração digital.

Esta semana a Infosys, empresa global em consultoria, tecnologia, terceirização e serviços de última geração, está anunciando o Infosys Fiscal Engine (IFE), uma solução complementar do SAP Tax Declaration Framework (TDF) específica para o Brasil, que permite às empresas usuárias do SAP terem uma solução fiscal completa em total conformidade com as regras fiscais brasileiras.

“Muitas companhias não têm a visibilidade de seus processos fiscais no Brasil, o que pode levá-las a pagamentos excessivos de impostos ou inferiores ao valor correto”, afirma o presidente da Infosys no Brasil, Claudio Elsas. “Ajustar o sistema de backend é hoje um grande desafio, mas não fazê-lo e continuar a ter dados imprecisos podem levar à sérios problemas de não conformidade. O Infosys Fiscal Engine oferece visibilidade relativa aos benefícios fiscais que as empresas têm direito e para os problemas de conformidade em potencial, ajudando a evitar multas de grandes proporções.”

Projetado com tecnologia SAP HANA in-memory, o IFE é integrado nativamente ao SAP TDF e não depende de componentes externos ou interfaces. Na prática, segundo a Infosys, isso permite aos usuários de SAP obterem integridade de dados em tempo real, diminuindo os riscos de divergências nas informações reportadas ao governo e riscos de autuações ou multas. além de apoiar os processos de devolução de impostos e reconciliação..

O SAP Tax Declaration Framework (TDF) é uma solução integrada de gerenciamento de impostos e obrigações, que auxilia as companhias à manterem a conformidade fiscal no País, e facilita o processo relacionado à auditoria. “O TDF, que já é utilizado por muitas companhias no Brasil, oferece uma plataforma robusta e integrada para gestão fiscal brasileira, além de atuar com soluções complementares dos parceiros homologados da SAP”, afirma Luciano Idésio, Diretor de Canais da SAP Brasil.

O IFE também pode ser utilizado para previsão de pagamento de impostos e planejamento financeiro. A Infosys oferece uma solução abrangente junto com a prática de consultoria - Infosys Consulting - que fornece o conhecimento dos negócios, metodologia, implementação, manutenção de sistema e serviços de otimização de processos de negócios (BPO) para companhias que operam negócios no Brasil.