Segurança > Segurança de Dados

A importância de criar senhas seguras

Há diversas medidas preventivas para tornar seus acessos online mais seguros, entre elas o uso de um gerenciador de senhas

27 de Dezembro de 2016 - 09h18

Você confia que a internet é totalmente segura? Acha importante utilizar critérios mais severos na hora de escolher suas senhas na internet? Então, por que utiliza a mesma senha em diversos sites?

A maioria das pessoas utiliza a mesma senha e isso é um risco, visto que uma vez que alguém descobre a senha de um site, pode ganhar acesso automaticamente a diversos outros. Nem todos os sites têm o mesmo nível de segurança e alguns estão bastante expostos a ataques de hackers. Até mesmo alguns considerados bastante seguros já sofreram com o roubo de informações dos usuários e cada dia aparecem novos casos.

Há diversas medidas preventivas para tornar seus acessos online mais seguros, entre elas o uso de um gerenciador de senhas, que está se tornando fundamental. O gerenciador de senha administra em um console central todos os seus acessos, podendo inclusive criar senhas secretas sem que nem mesmo você conheça. Afinal, haja criatividade para gerar senhas longas, complexas e únicas. Se formos só depender da memória ou de uma anotação em um pedaço de papel essas senhas podem ser esquecidas, perdidas ou até mesmo roubadas.  

Outra falha que muitas vezes não nos damos conta é que se alguém tem acesso ao nosso e-mail pode simplesmente entrar em um site e clicar em “esqueci a senha” e através do e-mail acessar praticamente qualquer outro site. E, se não tiver a senha e nem acesso ao meu e-mail estou seguro? Ainda existe o risco das perguntas de segurança, como qual é nome do seu primeiro animal de estimação. Quão segura você acredita que é essa resposta? A arquitetura social está aí para comprovar que em um bate papo com o proprietário da conta essas informações são facilmente obtidas.

Senhas exclusivas em todas as suas contas on-line garantem que, se uma delas vazar, dificultará a ação de hackers, mas ele continuará com o acesso obtido. Uma possibilidade para estar protegido sempre são os aplicativos para dupla autenticação, cada vez que alguém tenta acessar uma senha online sua ele manda um aviso na tela do seu celular confirmando se é você mesmo. Dessa forma mesmo que alguém descubra suas senhas, não poderá acessar suas contas sem que elas sejam antes liberadas pelo seu celular. 

É importante levar em consideração que a vida digital das pessoas está cada vez mais na nuvem e, por consequência, abrange inúmeros dispositivos pessoais e profissionais, aumentando cada vez mais os riscos. Uma pesquisa encomendada pela LastPass e realizada pela Lab42 com 2 mil adultos, afirma que 91% dos entrevistados dizem saber que há riscos inerentes associados à reutilização de senhas, no entanto 61% continuam usando senhas iguais ou similares sem se preocupar com a segurança.

Muitas dessas soluções de segurança são gratuitas, a exemplo do LastPass, ferramenta mais popular no mundo no gerenciamento de senhas e que também oferece aplicativo para dupla autenticação. Não existe mais desculpa para ficar exposto a ataques de hackers ou correr risco com pessoas mal-intencionadas.

*Gustavo Boyde é responsável pelo marketing da LogMeIn para América Latina, empresa norte-americana de suporte remoto.