Negócios > Analytics, Estratégia, Programação

IBM ingressa em consórcio para impulsionar a linguagem R

Companhia se junta a Microsoft e RStudio como membro “Platinum” na organização sem fins lucrativos R Consortium

06 de Junho de 2016 - 14h50

A IBM ingressou no R Consortium, iniciativa que tem por objetivo impulsionar a linguagem de programação open source orientada a esforços de Big Data. De acordo com a companhia, a tecnologia teria sido utilizada na construção do Watson.

O R é uma plataforma desenhada para computação estatística e tarefas de análise de dados. A ferramenta ganhou popularidade recentemente, impulsionada pelo desejo das empresas em extraírem valor de grandes volumes de dados.

“Investimos profundamente em softwares open source para aplicações computacionais para ciência de dados”, comentou Dinesh Nirmal, vice-presidente de desenvolvimento de soluções de Big Data e de plataformas analíticas de última geração na IBM. O executivo passa a fazer parte do conselho diretivo do R Consortium.

A IBM se junta a Microsoft e RStudio como membro “Platinum” na organização sem fins lucrativos. Para fazer parte dessa categoria de associados, é preciso investir, pelo menos US$ 100 mil. Google, Oracle e HPE também integram o grupo.