Carreira > Cursos, Programação, Treinamento

IBM convoca estudantes brasileiros a virarem mestres em Mainframe

Master the Mainframe Brasil tem como objetivo atrair interessados em desenvolver habilidades de programação na plataforma z Systems

14 de Outubro de 2016 - 11h20

A IBM abriu inscrições para a 10ª edição do concurso Master the Mainframe Brasil. A iniciativa tem como objetivo atrair estudantes interessados em desenvolver habilidades de programação na plataforma z Systems.

Podem participar alunos do Ensino Médio, Superior e de Pós-Graduação e não é necessário ter conhecimento prévio sobre a tecnologia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro.

O cadastro deve ser realizado pelo site do concurso e o candidato deve mencionar a instituição de ensino na qual estuda, indicando também um professor que irá acompanhá-lo no desenvolvimento de suas atividades.

Com um total de quatro mil vagas disponíveis, o evento atrai participantes de mais de 38 países de seis continentes diferentes. Ao longo dos anos, o concurso já levou treinamentos de Mainframe, capacitação e atividades curriculares para mais de mil escolas em 70 países.

No Brasil, as atividades começarão em 10 de outubro e serão divididas em três partes: nível básico, intermediário e avançado, que podem ser finalizadas até o dia 31 de dezembro deste ano.

A primeira etapa visa apresentar a plataforma Mainframe e mostrar alguns comandos básicos ao usuário. Esta fase exigirá a realização de pequenas tarefas e desafios que irão exigir do participante conhecimentos básicos de TSO (Time Sharing Option) e ISPF (Interactive System Productivity Facility).

Para a segunda etapa o estudante deve apresentar domínio suficiente para executar tarefas mais complexas. O objetivo é apresentar alguns aspectos mais práticos de sistemas de programação e desenvolvimento de aplicações no Mainframe.

A última etapa é a mais desafiadora, pois permite que o estudante interaja de forma mais intensa com a plataforma e também possibilita uma experiência similar aos desafios que ocorrem no mundo real de TI.

Ao final os melhores competidores serão premiados com equipamentos eletrônicos de acordo com seu desempenho no concurso. Os prêmios serão divulgados somente após o início das atividades.