Gestão > Aplicativos

Hyundai torna mais ágil processo de importação com pacote de comércio exterior

Montadora sul-coreana conseguiu melhorar o processo de importação com a integração ao ERP do pacote de gestão de comércio exterior Ecomex Suíte

22 de Novembro de 2016 - 16h50

A montadora sul-coreana Hyundai, que detém 9,89% de participação no mercado nacional de automóveis, sentiu a necessidade de uma ferramenta que melhorasse o processo de importação e integração em todo ERP SAP, sistema que utiliza desde que se instalou no Brasil, em 2011.

Depois de muita pesquisa no mercado, a fabricante optou pelo Ecomex Suíte, pacote integrado de gestão de comércio exterior. Na época da implantação do aplicativo, a Hyundai Motor Brasil era praticamente uma startup no país, por isso o desafio era a implantação de um sistema que atendesse os requisitos para certificação do extinto regime Linha Azul, a qual foi obtida em um tempo recorde de nove meses utilizando o Ecomex ─ atualmente, a Hyundai Brasil já possui a certificação OEA. É uma certificação concedida pelas Aduanas a importadores, exportadores, agentes consolidadores, portos, aeroportos, terminais, companhias marítimas, e demais atores da cadeia que lhe confere o status de empresa segura, e confiável em suas operações.

O reconhecimento foi concebido com total apoio da New Soft Intelligence (NSI), companhia especializada em soluções para a cadeia logística de grandes indústrias importadoras, tendo em seu portfólio companhias como Philips, Avon, Mitsubishi, TAM, Suzuki e Vale.

"Tivemos um bom projeto e confiamos em uma parceria de longo prazo com a NSI, com a solução, que é sempre atualizada, e um time de suporte que está pronto a atender nossas necessidades com rapidez e eficiência", comenta Gustavo Péret Dias, logistics & custom clearance manager da Hyundai Motor Brasil.

Com as soluções instaladas, os benefícios foram diversos, tais como: redução do TCO; armazenamento seguro e centralizado de informações estratégicas; eliminação de multas por erros; controle efetivos dos gastos; distribuição segura de documentos; otimização do fluxo de caixa; e planejamento apurado das importações e exportações através da integração do módulo Drawback junto aos demais módulos do Ecomex Suíte, além da utilização imediata dos benefícios fiscais dos processos de importação.

"A Hyundai descreve o projeto como uma ‘parceria’, devido a satisfação com a experiência e a efetividade obtida, apesar dos desafios. O resultado não poderia ser outro, senão, a padronização dos processos envolvidos na cadeia de importação e exportação. O aplicativo Ecomex Suíte, com sua característica web, pode ser acessado com toda segurança pelo time responsável na organização, integrando processos e pessoas de forma colaborativa", pontua André Barros, diretor de produtos da NSI.