Telecom > Internet das Coisas

Huawei, Telefônica e Kamstrup testam tecnologia NarrowBand IoT no Chile

As empresas testaram o gerenciamento da conectividade de uma solução de telemetria para medidores de água residenciais

24 de Fevereiro de 2017 - 08h37

Huawei, Telefônica e Kamstrup implantaram seu projeto com dados de usuários reais usando a tecnologia NarrowBand IoT (NB-IoT), primeiro da América Latina, em colaboração com uma das principais empresas de serviços de água no Chile. Juntas, as empresas testaram o gerenciamento da conectividade de uma solução de telemetria para medidores de água residenciais. A telemetria permitirá que os clientes saibam seu consumo de água diário, facilitará a emissão precisa de faturas, além de detectar vazamentos e situações anormais em casa. Ela também oferecerá à equipe de operação da rede de água informações sobre o fornecimento para o cliente final.

A NB-IoT é uma rede de conexão de baixo consumo de energia para grandes espaços, focada em adaptar os dispositivos às necessidades do mercado da Internet das Coisas (IoT) — habilitando uma maior duração de bateria, custo apropriado, ampla cobertura e penetração dentro das residências. Ao mesmo tempo, a tecnologia permitirá uma maior escalabilidade e segurança abrangente.

Nesse projeto, essa tecnologia tem sido usada para acelerar a criação de um serviço adaptado às necessidades da telemetria do consumo de água, resolvendo o gerenciamento da rede de comunicação, da qual a Telefônica é responsável. A colaboração com a Huawei, uma das principais forças no suporte à esta tecnologia, permitiu o lançamento dessa experiência NB-IoT na América Latina.

Com o objetivo de promover um ecossistema aberto e participativo da Internet das Coisas, as duas empresas colaboraram com outras partes do setor. Uma delas é a Kamstrup, empresa que forneceu os medidores inteligentes, enquanto a outra é o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento da Telefônica no Chile que, com a Huawei, foi responsável por projetar e planejar os testes técnicos. Este centro é especializado no desenvolvimento de tecnologias IoT, particularmente as associadas à conectividade e redes de baixo consumo, que são fundamentais para o desenvolvimento do setor.

“Estamos orgulhosos pela união com a Huawei e a Kamstrup para o lançamento desse piloto com NarrowBand IoT na América Latina. Isto confirma o nosso compromisso de usar a nossa infraestrutura de rede para fornecer aos nossos clientes soluções IoT, à medida que nos adaptamos às necessidades deles”, disse Vicente Muñoz, chefe do Departamento IoT da Telefônica.

A Huawei e as empresas que participam desse piloto planejam expandir para mais de 300 medidores de água residenciais ao reutilizar a rede de 700 MHz LTE, e demonstrar como as empresas de serviços públicos podem atingir operações eficientes por meio de soluções IoT.