Tecnologia > Analytics, Cloud Pública, Inovação

HPE lança oferta de machine learning como serviço com mais de 60 APIs

Haven OnDemand está disponível em versão freemium e é entregue a partir do Microsoft Azure

11 de Março de 2016 - 11h24

2015 foi o ano em que se falou muito sobre ferramentas analíticas, em 2016 – aparentemente – já temos um outro tema tecnológico campeão de menções: machine learning. O conceito permeia a indústria de TI e aparece no discurso de quase todo mundo.

Na semana passada, a startup Nervana lançou uma solução de inteligência artificial sob demanda. Agora, chegou a vez de a HP Enterprise apresentar sua própria oferta de “aprendizado de máquinas como serviço”.

O Dubbed Haven OnDemand é uma plataforma baseada em nuvem que oferece interfaces para programação de aplicações (APIs) para machine learning, bem como serviços desenvolvidos para programadores e empresas criarem soluções baseadas no conceito.

A ferramenta entrou em fase experimental em 2014. Na ocasião, possuía apenas alguns poucos recursos, recordaFernando Lucini, CTO da HPE para big data.

Hoje a solução agrupa mais de 60 interfaces, com serviços de deep learning analytics em diversas frentes e formatos para análise e compreensão de dados, incluindo texto, imagem, social, web e vídeo.

A tecnologia é entregue como serviço a partir do Microsoft Azure. O Haven OnDemand está disponível em versão freemium. De acordo com a HPE, atualmente, está sendo testado por mais de 12 mil desenvolvedores registrados.