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Guia gratuito ensina brasileiras de TI a entrarem no mercado dos EUA

Publicação da Softex tem por objetivo reduzir riscos e derrubar mitos envolvendo o mercado norte-americano

24 de Março de 2016 - 09h00

A Softex disponibilizou para download gratuito a segunda publicação eletrônica da série do Pocket Guide TI “Acessando o Mercado Internacional: Internalização mais ágil e enxuta para os Estados Unidos”.

A iniciativa tem por objetivo orientar os empreendedores de pequeno e médio porte do setor de software e serviços de TI sobre como atuar no mercado externo, através do esclarecimento das dúvidas mais frequentes em linguagem simples e acessível.

Trata-se do segundo guia dessa série que teve como primeiro tema o Ambiente Legal Brasileiro, orientando o empresário interessado sobre as principais questões relacionadas à decisão de internacionalizar o seu empreendimento, tendo como pano de fundo a legislação vigente.

Esta edição, com 21 páginas e dividida em sete capítulos, tem por objetivo derrubar alguns mitos envolvendo o mercado norte-americano e traz uma série de dicas sobre como obter sucesso atuando de uma forma mais enxuta, menos oerosa e totalmente focada no cliente.

O conteúdo foi produzido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com a cooperação técnica da Katapult Group.

“Queremos ajudar nossas empresas a mitigar riscos e gerar um fluxo de caixa mais rápido, pois cerca de 76% das 165 empresas que integram o Projeto Setorial de exportação de software e serviços de TI têm interesse em atuar nos Estados Unidos. Outros 37% já operam lá. Entretanto, 60% delas não contam com um executivo dedicado a negócios internacionais, o que é um erro”, explica Guilherme Amorim, gestor da área Internacional da Softex.

Segundo o especialista, muitas companhias se preocupam mais com as questões burocráticas e legais e não priorizam o entendimento se seus potenciais clientes norte-americanos ou procuram validar o potencial de seus produtos ou serviços antes mesmo de abrir uma subsidiária ou um escritório no País.

Essa é a razão pela qual o primeiro capítulo do Pocket Guide é dedicado a uma análise das características das organizações bem-sucedidas nos Estados Unidos, tais como compreensão do cliente e de seus competidores, precificação correta e foco inicial em apenas uma solução antes de expandir o seu portfolio.

Os capítulos subsequentes analisam o entendimento equivocado sobre esse mercado e os mitos, prazo para entrada de dinheiro em caixa, melhores práticas e dicas de como se preparar de forma inteligente para competir nos Estados Unidos. Com linguagem simples e direta, o Pocket Guide permite ao leitor se aprofundar em cada tópico utilizando os links e as ferramentas on-line disponbilizadas.

Também são apresentados os casos de sucesso da SBPA, Aurus e Kryptus com foco no mapeamento de dados de mercado, na estruturação do processo de vendas e na preparação prévia antes da participação em eventos setoriais.

Para obter gratuitamente a íntegra do Pocket Guide, acesse http://goo.gl/KoKXVt