Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2015

Grupo Votorantim caminha em direção à Internet das Coisas

Garantir a confiabilidade das informações para otimizar suas operações é o maior desafio do CIO, João Donizeti dos Santos

30 de Outubro de 2015 - 01h20

Um dos principais desafios de empresas como a Votorantim é garantir a confiabilidade das informações para otimizar suas operações. “Em todas as organizações, esse é um ponto fundamental”, enfatiza João Donizeti dos Santos, CIO da gigante industrial. De olho em uma gestão sistematizada e controlada, a companhia deu início a um esforço tecnológico para alimentar o sistema de gestão, sem nenhuma intervenção, a partir do chão de fábrica.

Os equipamentos nas plantas fabris receberam tags e passaram a capturar dados. O projeto exigiu uma arquitetura robusta de informações industriais padronizadas, baseada em indicadores de performance. Houve a integração da linha de produção, do controle de processo e do MES (Manufacturing Execution System) com o sistema de gestão corporativo.

Um dos desafios foi justamente fazer o sistema de automação da fábrica emitir dados para o novo sistema e, ao mesmo tempo, garantir o funcionamento dos equipamentos. A iniciativa permitirá medir coisas que não eram medidas anteriormente e, assim, reduzir o consumo de matéria-prima e insumos, além de garantir mais eficiência operacional.

FINALISTAS DA CATEGORIA

Diogo Henrique Martins
Algar
Diretor de Tecnologia

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Incorporação de três mil novos funcionários de uma empresa adquirida às tecnologias corporativas em um projeto que consumiu três meses de esforço, sem que houvesse interrupções nas atividades da companhia.

Visão de inovação corporativa: Aproveitar sinergias de negócios a partir de serviços compartilhados, em um esforço que considera consolidação de áreas, além de redução de custos, padronização e ganhos corporativos.

Cristiane Gomes
Grupo CCR
CIO

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Direcionar a TI para incorporar os negócios aeroportuários ao portfólio da companhia, tendo como maior desafio a transformação do negócio, com foco no conforto, segurança e bem-estar dos clientes.

Visão de inovação corporativa: O projeto Rodovias Digitais, com tecnologias voltadas para o mapeamento da malha rodoviária e de todos os seus elementos, para dar mais agilidade aos negócios da empresa.