Gestão > Analytics

Grupo Tigre implanta ferramenta de BI e torna mais eficiente gestão dos negócios

Eficiência e acesso rápido a dados estratégicos são alguns dos diferenciais que o uso da plataforma de BI da Qlik trouxe à fabricante de tubo e conexões

14 de Março de 2017 - 15h43

Presente em mais de 40 países, o grupo Tigre, um dos maiores fabricantes de tubos e conexões e outros produtos para hidráulica e elétrica, se deparou com a necessidade de dispor de uma ferramenta que possibilitasse gerir os negócios de forma rápida e eficiente. Com faturamento anual superior a R$ 3 bilhões e com cerca de 8 mil profissionais, a empresa optou pela solução de business intelligence (BI) da Qlik, distribuída pela Toccato.

Desde a implantação, a plataforma trouxe ganhos significativos aos processos críticos da companhia, e segundo Pedro Balista, CIO da Tigre, proporcionou diversos benefícios à gestão de negócios. Segundo o executivo, a partir de um processo robusto de extração e transformação dos dados dos sistemas foi possível criar uma série de aplicações em um curto período de tempo. “Por meio do software, foram avaliadas e monitoradas as principais áreas críticas da empresa, como vendas, financeiro, operações e recursos humanos.”

Atualmente, os relatórios de negócios do grupo são disponibilizados em poucos minutos, em aplicações específicas para o monitoramento da performance financeira. “Se fosse necessário construir os arquivos tradicionais, o processo demandaria dias. Em linhas gerais, a plataforma Qlik proporcionou a capacidade de agregar valor aos nossos dados, suportando o processo de tomada de decisão em âmbito operacional, tático e estratégico”, enfatiza Rafael Gustavo Melo, gerente de planejamento financeiro e análise da Tigre.

Segundo o executivo, análises de alto valor agregado, que antes eram inexistentes ou demandavam muito esforço operacional, se tornaram viáveis de maneira rápida e visual. “A ferramenta alavancou significativamente a capacidade da Tigre em extrair valor de seus dados. Conseguimos, de forma simples e rápida, acompanhar os nossos principais indicadores, auxiliando de maneira consistente a tomada de decisões operacionais e estratégicas”, destaca.

Para Balista, a plataforma Qlik se destaca pela flexibilidade na conexão com diversas fontes de dados aliadas à capacidade de processamento e transformação dos mesmos. A facilidade desfrutada pelo usuário final no desenvolvimento e navegação também são pontos positivos, pois possibilitam criar um ambiente de BI eficiente em um curto período de tempo, com segurança e governança dos dados.

A agilidade do sistema também é ressaltada por Melo. “A plataforma Qlik permite a construção de análises de alto valor agregados para a organização em um curto período de tempo. A capacidade de conexão com diferentes fontes de dados, entre outros diferenciais competitivos, faz da ferramenta a melhor opção para as empresas de pequeno, médio e grande porte”, salienta.