Cloud Computing > Cloud Privada

Grupo de ensino migra sistemas para nuvem e eleva em 50% desempenho de servidor

Área de TI, departamento financeiro, alunos e professores do Grupo Raiz Educação são os principais beneficiados pela migração dos sistemas para um serviço em nuvem

23 de Fevereiro de 2017 - 09h54

Ao identificar a necessidade de uma solução para administrar e otimizar sua infraestrutura, o Grupo Raiz Educação decidiu migrar seus sistemas para um serviço em nuvem mais potente e adequado às suas necessidades.

Para comportar essa operação e melhorar seu desempenho com ganho de tempo, segurança e agilidade, o grupo tinha o desafio de aperfeiçoar seus processos e necessitava de um parceiro em TI que pudesse entregar os atributos que a empresa buscava. Depois de muita pesquisa no mercado, a empresa optou pela Mandic Cloud Solutions.

A implementação dos serviços teve início no fim de outubro do ano passado, com a infraestrutura em nuvem, além dos serviços de gerenciamento por especialistas e backup. O processo foi rápido e em apenas dez dias as funções já estavam disponíveis para a utilização, segundo a empresa.

Entre os benefícios obtidos com a migração para a nuvem, o gerente de TI do Grupo Raiz Educação, Fábio Lidio, diz que os custos foram reduzidos, como gastos excessivos de energia para manter os servidores internos funcionando e a manutenção desses equipamentos e da rede. “Além disso, houve uma melhoria no desempenho do servidor de mais de 50% comparado ao utilizado antes da migração para a Mandic Cloud. Alguns processos que chegavam a demorar 48 horas, agora podem ser feitos em menos de quatro horas.”

O maior benefício, no entanto, que o uso do serviço da Mandic trouxe foi a estabilidade do sistema. “Antes usávamos uma nuvem internalizada, mas ficávamos muito reféns do ambiente, de problemas externos, por exemplo, queda de energia. Com a Mandic Cloud, o sistema ficou mais ágil, robusto e estável. Tanto que o volume de usuários conectados ao nosso sistema já não gera nenhum impacto que prejudique sua utilização”, diz Lidio.

Os serviços estão sendo aproveitados pelos alunos do Grupo Raiz, e consequentemente, pelos pais, responsáveis financeiros e educadores pertencentes ao grupo. Atualmente, a rede dá suporte a mais de 10 mil conexões beneficiadas, além disso, 126 usuários internos utilizam o sistema diariamente.

De outubro a dezembro não houve nenhuma queda nos servidores, mesmo sendo um período de pico de matrículas nos colégios. Também houve melhora no tempo de resolução dos chamados abertos e além disso, a capacidade de fazer backup praticamente duplicou.

“O nível de suporte e atendimento que recebemos da Mandic Cloud foi além da expectativa, ficamos muito satisfeitos. Recebemos todas as informações que precisávamos e também tivemos várias opções na questão da migração do ambiente. A implementação foi muito rápida, eficiente e as soluções melhoraram muito os nossos processos”, conclui Lidio.